CineB na Comuna D. Helder em Jandira

Um dos maiores projetos de democratização do cinema brasileiro esteve na última sexta-feira, 10/11, no Salão Comuna Urbana Dom Helder Câmara, em Jandira, para exibir o longa-metragem “Tapete Vermelho” de Luiz Alberto Pereira.

O CineB fez, na última sexta-feira, 10/11, uma homenagem ao primeiro filme exibido pelo projeto há dez anos. “Tapete Vermelho”, (2006) de Luiz Alberto Pereira animou as primeiras sessões do CineB e foi escolhido para apresentar um dos maiores projetos de democratização do cinema brasileiro para o público de Jandira, que lotou o Salão Comuna Urbana Dom Helder Câmara.

A história é uma homenagem ao caipira brasileiro. Com as peripécias de Quinzinho (Matheus Nachtergaele) que mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele resolve levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.
A comédia agradou o público que compareceu à sessão e muitos comentaram que o filme faz uma homenagem a Mazzaropi, um dos maiores ícones do cinema brasileiro. Rosi Ramos contou que assistia aos filmes do comediante junto de seu pai e que foi muito bom poder lembrar desses momentos. “Vocês estão de parabéns, porque além de trazer o cinema, resgatam nossa cultura, aquilo que é nosso”, explica.

Leonel Barros, outro morador da região, considera o CineB uma iniciativa interessante “porque leva o cinema brasileiro para a periferia garantindo o acesso à cultura”, analisa. Já Sérgio de Paula, diretor da Associação Càritas São Francisco, que na abertura oficial da sessão representou o padre João Carlos que estava em outro compromisso, lembrou que não existe mais cinema no Brasil. “Por isso valorizamos iniciativas como a do CineB, que resgata o cinema na comunidade”, finaliza . A sessão contou com a presença de Daniel Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e o apoio na montagem da sessão de Zezinho.

O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 60 mil espectadores em mais de 450 sessões gratuitas realizadas em comunidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Foram exibidos na tela do CineB mais de 100 longas-metragens e 69 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

 

One comment

  1. Boa tarde antes de qualquer coisa quero agradecer ao sindicato dos bancários pelo projeto,trazer cultura a população através do CINEBAN onde as pessoas que não tem acesso ao cinema parabéns ao Cidálio e toda sua equipe beijos a todos
    Associação Cáritas São Francisco agradece em nome das Comidades.
    Atenciosamente Noemia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *