Pela oitava vez o Cine B montou seu cinema nas alturas, em Itapecerica da Serra, numa exibição que contou com a presença de 250 espectadores, entre eles, moradores do Parque Paraíso e alunos do EJA da Escola Estadual Eurico da Silva. Nesta sessão, o longa Quincas Berro D’água arrancou gargalhadas do público. O curta-metragem Uma história de futebol mostrou de forma singela o começo de um grande ícone mundial, mas brasileiro: Pelé.
Ia ser ao ar-livre, mas não foi por desconfiança de uma chuvarada. Mesmo assim, o Cine B foi muito bem acolhido por todos os funcionários e coordenação da Escola Estadual Eurico da Silva Bastos. Ou seja, a exibição foi um sucesso mesmo assim!
“99% de nossos alunos trabalham durante o dia, então tem muita dificuldade em ir até um cinema. Um dos nossos professores, o Nei, nos contou sobre o projeto e tivemos interesse em dar essa oportunidade aos alunos do EJA. Além da novidade, o cinema é de graça”, disse a vice-diretora da Escola, Maura Lucia Cisa de Melo.
“Foi tanta procura que o pessoal da outra escola quer vir aqui hoje. Os alunos do Joaquinzão, (onde aconteceu o último Cine B) está cobrando retorno, porque valorizamos essa estrutura de telão, de cinema mesmo”, disse o professor de português, Claudinei Pedro Cunha.
Clique aqui para ler a reportagem do Cine B no Joaquinzão.
“Isso é comentário para pelo menos um mês, porque acontecem poucas atividades como essa aqui em Itapecerica, é importante a oportunidade que dá ao povo de Itapecerica, de lazer e cultura”, disse Gilberto Morais da Pastoral Fé e Política da Paróqui Maria Mãe dos Caminhantes.
“Estamos num município e num bairro com muitas carências, não só econômica, mas também social. Qualquer evento que traga lazer e cultura é sempre incentivado por nossa Paróquia, pois a constituição de cidadãos passa necessariamente por uma formação cultural, que tem oportunidade de frequentar eventos culturais e lazer”, disse o Padre Odair Eustáquio da Paróquia Maria Mãe, onde já foi realizada uma exibição do Cine B.
Clique aqui para ler como foi esta exibição na Paróquia.
O projeto Cine B é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Brazucah produções. O mais interessante é que este não é um projeto que passa apenas uma vez em determinada comunidade. Ele retorna, dá continuidade a essa formação de público e popularização do cinema brasileiro. Você, líder comunitário, fique à vontade para entrar em contato conosco para transformarmos a sua comunidade em uma sala de cinema!
No final da exibição o Padre Odair rezou um Pai Nosso com os presentes, em nome do terrível acontecimento recente numa escola do Rio de Janeiro.