Sábado de noite a comunidade de São Mateus assistiu na Associação Conjunto Habitacional São Francisco V, ao curta-metragem Uma história de futebol, de Paulo Machline e o longa Quincas Berro D’água, de Sérgio Machado, através do projeto Cine B. Foi a segunda vez que nosso projeto visita a comunidade que fica na zona leste, há 35km do Centro de São Paulo.
Para os moradores da região, o cinema mais próximo fica no shopping Aricanduva, uns 40 minutos de ônibus. O valor da soma do transporte publico (que anda muito caro) e o ingresso de cinema, não ajuda, então muitos moradores de São mateus nunca foram ao cinema. É o caso da auxiliar de enfermagem Ellen Batista dos Santos, que tem 24 anos e, assim como seus três filhos, nunca viu um filme na grande tela.
“Pelo pouco que ganham, não dá para ir ao cinema, o pessoal não tem acesso, por isso sempre convido o Cine B em nosso bairro”, disse o bancário Valdo Lopes, que articulou o Cine B nas duas vezes que o projeto esteve em São Mateus.
“Eu ia trabalhar hoje, mas não fui porque é muito importante pra mim ver a carinha das pessoas, estão todos animados com essa exibição. Há crianças aqui que nunca sequer pisaram num shopping center”, disse a presidente da Associação, Magali Alves de Andrade.
CLICKS
Também pela primeira vez no cinema, Juliana Santiago com seus filhos, Nemilly Beatriz, de 3 anos, Thiago Santiago carvalho de 6, Matheus Santiago de 8 Yan Santiago Cruz e Gabriel Ferreira Carvalho de 8 anos