CineB lançou, com exclusividade, no dia 27/10, o documentário “Vila Jataí – Antiga Vila do Sapo”. O diretor Riba de Castro, participou da sessão conversou com os moradores da vila no Galpão do Russão, localizado na Zona Oeste da capital.
“Vila Jataí – Antiga Vila do Sapo” é um documentário que mostra dois momentos na história da Vila Jataí, bairro localizado entre as vilas Ida e Beatriz, na zona oeste da cidade de São Paulo. No filme, os antigos moradores, que chegaram no final da década de 1940, início dos 1950, falam das dificuldades da época, de morar em uma região de mangue, mais conhecida como Vila do Sapo, sem nenhuma infraestrutura. Os novos moradores, depois de conhecer a história do nascimento da Vila Jataí, comparam o velho e o novo bairro e falam de seus projetos, de suas lutas para manter a identidade do bairro.
Riba de Castro, cearense de Quixeramobim, que reside no bairro da Pompéia, reuniu muito material do início da Vila e dirigiu o filme que foi lançado com exclusividade pelo CineB. No debate após a sessão Riba de Castro contou como surgiu esta ideia de fazer o documentário e como foi juntando o material. Estavam presentes na sessão muitos moradores antigos da Vila, que elogiaram o trabalho do cineasta.
O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 60 mil espectadores em mais de 450 sessões gratuitas realizadas em comunidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Foram exibidos na tela do CineB mais de 100 longas-metragens e 69 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.