CineB Solar na Janela
Depois do sucesso estrondoso no condomínio João Candido na cidade de Taboão da Serra, sábado foi a vez do Condomínio Quito, no Jardim Belcito, Zona Sul de São Paulo receber o projeto CineB Solar na janela. Um dia de inverno atípico, de forte sol durante o dia, mas uma noite propícia para um cinema.
Na chegada da Caravana do Cineb Solar na Janela, o calor não estava só na temperatura que passava dos 33°, e sim na receptividade da equipe do condomínio, liderado pela Creusa – Secretaria do Conselho administrativo do Condomínio, uma recepção que teve direito a bolo e a suco gelado.
Essa equipe que nos recebeu foi a mesma que também ficou incumbida de distribuir os Kits CineB (um balde de pipoca personalizado e milho de pipoca).
Sobre o local:
O Condomínio Residencial Quito, fica no Complexo América do Sul, uma curiosidade, é que todos os condomínios possuem nomes das capitais dos países que compõe a parte sul do continente americano.
O Quito, possui aproximadamente 13 mil metros², um espaço incrivelmente bem cuidado, e esse feito é liderado pelo Elton Oliveira – síndico do condomínio, ele é responsável em manter a aparência de novo, de como era a 3 anos atrás, em 2017, quando foi inaugurado.
São 16 blocos com 192 apartamentos, mas a melhor parte do Quito são as famílias que compõe esse residencial, de pessoas extremamente participativas, famílias que entendem a importância de um local bem cuidado e preservado .
São famílias que saíram que locais de grande vulnerabilidade social para estarem num lugar digno e propício para se viver.
Depois de tudo montado, kits distribuídos, era apenas esperar o sol se despedir e a noite chegar, dando assim ainda mais charme para nossa sessão de cinema.
Tivemos as ilustres presenças do síndico Elton Oliveira, presidente do Conselho administrativo do condomínio Leonardo Silva Batista, a Secretária do Conselho Creuza Dantas Lopes da Hora, além de termos um grande parceiro do Cineb Solar, o presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo- Hélio Rodrigues, um grande líder comunitário e antigo amigo do Cineb.
Representantes de outros blocos que foram conhecer o projeto, também estiveram com a gente.
Claro, a presença da Bruna Silva que representou o Sindicato dos Bancários, grande responsável por tornar esse projeto viável e real.
Todos puderam falar na abertura da sessão, sobre a importância que eles entendem que o Cineb Solar tem enquanto projeto de democratização e acesso a arte e cultura de forma segura e eficaz, mesmo neste momento de pandemia.
Importante reforçar, todas as pessoas que estiveram na produção ou os convidados presentes, seguiram à risca todas as medidas exigidas pela OMS- Organização Mundial da Saúde, como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara, e álcool em gel, sempre que necessário.
Nossa programação seguiu com a exibição do filme: “Pandemia do Sistema” um Documentário que denuncia como os moradores de regiões periféricas enfrentam a crise econômica e de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, a grande Naná Prudêncio, diretora do documentário, esteve presente para explanar suas motivações para realizar um filme e sua fala contundente e segura mostrou o quão importante o filme foi não só para ela mas assim como uma grande parcela da nossa sociedade.
O Cineb Solar Janela, agradece o Condomínio Quito, que possibilitou a realização da sessão e ao apoio à divulgação dos canais locais: Jornal Notícias da região e Grupo Sul News.
Próximos eventos:
Cineb on-line
Exibição e debate sobre o filme: Pandemia do Sistema
Data: 22.09
Horário: 19:00 – 20:00
Participação: Naná Prudêncio
Será uma ótima oportunidade para quem quer saber mais sobre o filme, e o melhor, é que vamos disponibiliza-lo para os participantes.
Sobre o CineB Solar
Criado em 2007, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 71 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
O Cine B Solar está de parabéns em levar a oportunidade de cultura momentos de lazer e alegrias para as comunidades é um belo trabalho.
Foi gratificante recebê-los em nosso condomínio.
Amei o projeto.Uma forma de trazer cultura e conhecimento aos menos favorecidos. Estão de parabéns e espero que continuem,Pois precisamos.
Tenho a honra e a felicidade de ser um dos 7I mil espectadores desse grande projeto que é O CINEB SOLAR, projeto de inclusão cultural que já está marcado na história das ações cidadãs do Sindicato dos Bancários de São Paulo!
Quero parabenizar todos os envolvidos nesse projeto, que é de suma importância para a divulgação do cinema nacional, trazendo tambem diversão e entretenimento as regiões periféricas que nesse momento de reclusão carece de lazer.
Eu e minha família gostamos muito do projeto CineB Janela no jardim foi tudo muito bom filme a carinho dos colaboradores enfim estamos ansiosos p o próximo evento
Foi com enorme satisfação que participei dessa sessão no Jd Belcito, era notório a alegria dos moradores da região, importante papel do Cine B trazer lazer e cultura aos locais mais distantes principalmente nessa época de pandemia, onde a população carece de diversão carinho e muito afeto, parabéns a todos !!!!
Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, onde o Cine B além de divulgar o cinema nacional, também leva diversão aos locais perifericos, As pessoas tem mais dificuldades de acesso ao lazer, portanto a importância a continuidade desse lindo trabalho é essencial.
Parabéns ao Projeto Cine B, sempre se renovando, não importa a situação do país, o Cine B leva a cultura e o entretenimento a todos os lugares!
Tive o prazer de participar de sessões, e é lindo e emocionante ver todo o empenho e carinho desta equipe!
PARABÉNS que cresce e se multiplique!