CineB Solar chega à zona sul de São Paulo com exibição na Escola Estadual República do Panamá

Alunos e professores do período noturno assistiram ao longa À Beira do Caminho, de Breno Silveira, em sessão exclusiva no pátio da escola na última sexta-feira (18)

Texto e fotos: Guilherme Zacarias

Para encerrar a semana de aula de um jeito diferente, alunos e professores do ensino médio da Escola Estadual República do Panamá receberam o CineB Solar para uma sessão especial do filme À Beira do Caminho, de Breno Silveira. Cerca de 100 pessoas participaram da atividade no pátio da unidade, que contou também com uma apresentação musical e um debate participativo, na última sexta-feira (18).

Mas antes mesmo da sessão iniciar, a van que gera energia solar, o telão e o cheirinho da pipoca já chamava a atenção dos estudantes. Muitos perguntavam se podiam ajudar nos ajustes finais e se diziam ansiosos para a sessão de cinema que estava prestes a começar.

Cidálio e o diretor da escola, Diogo Brauna, em debate sobre o filme. Foto: Guilherme Zacarias.

Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar, reconhece essa proatividade ao lembrar que a escola já é parceira do projeto há um bom tempo. “Nós estivemos aqui há uns três anos para exibir um filme, mas com outros parceiros. Voltar agora em parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região é uma honra”, aponta.

Diogo Brauna, diretor da escola, ressalta a importância de abrir espaço para o cinema no ambiente escolar. “O cinema humaniza e sensibiliza, e colocar os estudantes e professores para dialogarem sobre um filme que tem um roteiro sobre os acertos e erros da vida, é muito bom”, destaca. 

Cultura vale nota

Felipe Araújo, ex-aluno da República do Panamá e atual professor de história, animou a abertura da sessão com uma apresentação musical. Como já é conhecido pelos alunos e colegas, não foi difícil para ele soltar a voz e envolver os presentes.

Em sua participação, Felipe seguiu o exemplo do CineB Solar e prestou homenagens ao cinema brasileiro com músicas que marcaram gerações e inclusive já foram trilha sonora de grandes longas, como “Meu erro”, do Paralamos do Sucesso, e “Toda forma de amor”, do Lulu Santos.

A escola frequentemente organiza ações culturais como saraus, apresentações de teatro e musicais. Além disso, um grupo de alunos e professores desenvolvem produções audiovisuais, como jornais internos e mini documentários, atividades que mostram a conexão da escola com a cultura.

Sessão e debate participativo

A maior surpresa da noite de cinema foi a participação dos atores João Miguel e Vinicius Nascimento, que interpretam os personagens principais da trama, João e Duda. Eles mandaram recados em vídeo, reproduzidos ainda da abertura da sessão.

João Miguel desejou uma boa sessão aos estudantes e lembrou das amizades que fez nas gravações.

O ator de Duda, Vinicius Nascimento, agradeceu a toda a produção do CineB Solar por ajudar a levar o cinema brasileiro cada vez mais longe.

Com o fim do filme, as luzes foram acesas e o debate sobre o longa começou. A professora Zenilma Passos se emocionou com a história e levantou uma importante reflexão: “Essa é uma história corriqueira. Quantos meninos como o João existem Brasil afora? Ver um filme como esse nos inspira a continuar, a ajudar o próximo e não parar de caminhar”.

Também emocionada, a estudante do primeiro ano do ensino médio, Beatriz Keimy, compartilhou momentos importantes da sua vida que foram parecidos com o vivido por Duda e reforçou: “Gostei muito do filme, principalmente pela mensagem de que se a gente errar, só temos que continuar e não perder tempo nos sentindo culpados”.

Daniel Ferreira dá aulas de geografia na unidade há 3 anos. Fotos: Guilherme Zacarias.

“A ideia de professor e aluno é desconstruída com esse filme. Os personagens estão o tempo todo conversando, trocando experiências e assim aprendem juntos”, aponta o professor Daniel Ferreira. Para ele, a noite foi mais que especial. “Essa atividade revela um pouco da sensibilidade que a escola tem com a gente. Tirar as turmas da rotina é ótimo, sem falar de toda a estrutura e acolhimento da produção do CineB Solar”, completa.

Em dezembro de 2021, na sessão de exibição do filme Mariguella, de Vagner Moura, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que contou com a presença de movimentos sociais e mais de 500 pessoas, cerca de 100 estudantes da República do Panamá também participaram da sessão.

Localizada no Jardim Nelma, Vila Andrade, zona sul de São Paulo, a escola está próxima de importantes avenidas da região e atende cerca de 1.600 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. A inauguração da unidade foi em 2007, a unidade foi batizada com o nome do país da américa central a partir de um acordo entre as secretarias de educação do estado de São Paulo com o departamento de educação do Panamá. Na época, o cônsul panamenho participou da inauguração junto com a comunidade.

Filme exibido:

À Beira do Caminho – (Breno Silveira – Brasil – 2012 – 1h45min – Drama).

Sinopse:

João, um caminhoneiro que roda pelo Brasil tentando esconder os traumas do seu passado, cruza o caminho de Duda, um garoto que perdeu a mãe e está indo para São Paulo tentar achar o pai que não conhece.

Sobre o CineB Solar:

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

6 comments

  1. Parabéns Cine B Solar, imensa satisfação poder vivenciar essa experiência!

  2. Agradeço imensamente ao Projeto CineBsolar pela visita brilhante à nossa escola E. E. REPÚBLICA DO PANAMÁ, oportunando aos nossos Alunos e toda a comunidade escolar a assistir o melhor do cinema brasileiro, enriquecendo mais ainda o nosso Aprendizado!

  3. Projeto incrível e de grande valia cultural! Foi um prazer recebê-los! A escola e a comunidade só tem a ganhar com esse projeto! Aguardando o retorno! Parabéns 👏

  4. Foi Muito bom, gostaria que houvesse maís vezes. Ótimo filme pessoal muito legal.

  5. Muito interessante.
    Vocês precisam trazer para nossa cidade.
    Cinema é uma cultura e trazer as nossas origens é muito bom TB.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *