Condomínio Forte da Ribeira A recebe sessão de curtas nacionais do CineB Solar

Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue

Aconteceu na última quinta-feira, dia 15 de setembro, mais uma sessão de curtas brasileiros promovida pelo CineB Solar no Condomínio Forte da Ribeira A, localizado no bairro Parque Industrial São Lourenço, zona leste de São Paulo. Mais de 100 crianças e famílias estiveram presentes no salão de festas que foi transformado em sala de cinema.

A sessão foi uma articulação da subsíndica, Rafaela Barbosa dos Santos, que conta que conheceu o projeto através do idealizador Luis Cláudio Marcolino.

“Conheci o Cine B e me apaixonei. Quem me apresentou o projeto foi o Marcolino. Aqui nós somos famílias carentes, a gente precisa de um espaço e esse projeto vai trazer muita alegria para a criançada aqui. Espero ter outras oportunidades. O cinema por aqui é no Shopping Aricanduva, nem todo mundo tem condições e eu acho esse projeto importante para a gente criar um vínculo com as nossas crianças.”

Rafaela Barbosa dos Santos

Rafaela gostou tanto que conversou com a síndica Adriana Soares Souza, que topou na hora.

“Eu to muito feliz com o projeto, que veio através do Marcolino junto com a nossa subsíndica Rafaela. A minha expectativa é que todas as crianças venham e participem. Aqui a gente tem muitas crianças e eu tenho certeza do sucesso. O cinema, principalmente onde a gente mora, que são pessoas de baixa renda, eu acredito que pra muitos será a primeira vez que virão ao cinema.”

Adriana Soares Souza

Moradora do condomínio, Milena Soares, conta o que achou do projeto.

“Eu achei muito legal o projeto. Porque além de passar filmes diferentes do que a gente vê normalmente nas salas de cinema, tem mais a questão da inclusão. Se eu fosse até o cinema hoje, gastaria sozinha uns cem reais.”

Milena Soares

Cheias de energia, a sessão foi muito animada. Todas as crianças queriam participar da brincadeira de perguntas e respostas promovida pelo projeto, valendo brindes da Bio2. A Bio2 é um empresa parceira do CineB Solar e oferece seus sucos orgânicos aos projetos realizados pela Brazucah. Desta vez, as crianças repórteres foram Jeferson, Vitória, Maria Luiza, Kelly, Miguel, Fábio e Pietra.

Sessão animada e microfone aberto

Jeferson dos Santos, umas das crianças participantes, conta o que achou do projeto.

“Eu gostei muito, porque mostra como a gente age na vida, como a natureza é. Espero ter outros. Os curtas que eu mais gostei foram do menino leão e a menina coruja, porque mostra como ser amigo e não maltratar as pessoas.”

Jeferson dos Santos

Landerson Moreira de Souza trouxe os dois filhos, Alice e o Kauã, todos moradores do condomínio.

“Achei o projeto incrível. É importante trazer lazer e diversão para as crianças. Espero que o projeto continue. Meus filhos gostaram muito!”

Landerson Moreira de Souza e os filhos Kauã e Alice

Letícia Thaís da Silva Diógenes também trouxe suas crianças, Linda e Apollo, para a sessão.

“Eu gostei bastante, porque é uma oportunidade de cultura para as crianças. Nós vivemos num condomínio onde tem muitas pessoas carentes financeira, educacional e culturalmente. E trazer essas coisas pra cá aos poucos, vai fazer com que a convivência seja muito melhor e o desenvolvimento também.”

Letícia Thaís da Silva Diógenes com os filhos Linda e Apollo

Ao final da sessão, ainda houve sorteio de camisetas do projeto e distribuição de refrigerantes promovida pela síndica e subsíndica.

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  155 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

3 comments

  1. Projeto maravilhoso e cultura e diversão pra criançada e pros adultos tbm amei parabéns a todos aos envolvidos

  2. Foi incrível poder participar dessa sessão de cinema sem precisar sair do condomínio. Meus filhos e eu amamos.

  3. Olá bom dia projeto lindo para nossas crianças parabéns a todos envolvidos na organização do projeto etc.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *