CineB Solar encerra o ano com exibição no Jaçanã

Comunidade católica Nossa Senhora da Salete recebeu a visita do projeto pela 4a vez

Maria de Carvalho é agente pastoral e está a mais de 35 anos participando as atividades da comunidade Nossa Senhora da Salete, no bairro Jardim Filhos da Terra. O bairro foi fruto de um movimento de ocupação que aconteceu ainda na década de 80, quando os primeiros barracos foram construídos as margens do córrego que cruza o local. No sábado (17) foi um dia especial: a comunidade arrecadou, através de doações, brinquedos que foram distribuídos a crianças que frequentam as atividades da paróquia. Além dos brinquedos, uma sessão de cinema foi programada para o final de semana e contou com a presença de quase 70 moradores da região.

Camilo (esq.) Maria (centro) e Cidálio (dir)

Maria contou que a comunidade desenvolve uma série de atividades, como oficinas de artesanato, catequese, missa aos domingos, e já teve inclusive educação para jovens e adultos. Maria, junto com o seu marido Camilo, são voluntários e lideranças na paróquia, e ajudaram na organização da exibição. Foi a 4a vez que o projeto esteve na paróquia, sempre com boa presença dos moradores do bairro.

Lilian com os filhos durante a sessão

A técnica de seguros Lilian Paula tem presença assídua nas missas nos finais de semana. Seu filho mais novo, Leonardo (4) frequenta a pastoral e recebeu dos voluntários uma lembrança de natal. Ela esteve presenta na sessão com mais dois de seus filhos, o Pedro (7) e a Clara (11). Pedro adorou assistir “Ainbo: A guerreira da Amazônia” com a mãe e seus irmãos.

Lilian disse que foi a primeira vez que ela participou de uma sessão do CineB Solar, que foi mais especial por causa da presença de toda a família. “Eles gostam de assisti filme e aqui é uma coisa diferente, porque esta junto com todo mundo” diz. A família adora ir ao cinema, mas por serem 4 pessoas o valor dos ingressos fica muito alto, impossibilitando o acesso ao cinema com frequência.

Essa é a quarta vez que o CineB Solar esteve na comunidade

O bairro conta com um importante equipamento cultural, o CEU Jaçanã. Apesar disso, a programação de cinema da região muitas vezes não contempla as crianças. Com isso, a exibição do filme Ainbo teve um sabor especial, e pode reunir as famílias para a exibição de uma animação nacional voltada para esse público.

Pamela e a família curtiram o filme

Pamela Aparecida já está bem acostumada a frequentar cinemas. A babá e estudante de pedagogia veio acompanhada das sobrinhas e das primas, que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a um filme em uma sala de cinema. A mais próxima fica no shopping Tucuruvi, há pouco mais de 20 minutos de condução. “Foi uma experiência legal. Eu já estou bastante acostumada com cinema, mas para eles que são pequenos foi bem legal”, destacou a babá.

O coordenador do projeto Cidáilo Vieira

Para o coordenador do projeto Cidálio Vieira, o ano que se encerrou foi produtivo, e com boas expectativas futuras. “Esperamos que no ano que vem a gente possa continuar com o projeto, agora em um governo democrático e que respeita a cultura”, destaca.

Sobre o filme

Ainbo nasceu e foi criada na aldeia de Candámo, na floresta Amazônica. Um dia, ela descobre que sua tribo está sendo ameaçada por outros seres humanos. A garota enfrenta a missão de reverter essa destruição e extinguir a maldade dos Yakuruna, a escuridão que habita o coração de pessoas gananciosas.

Sobre o CineB Solar

Desde 2007, o projeto CineB já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Foram percorridos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora da capital paulista.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *