CineB Solar leva curtas infantis ao Jardim das Camélias e encanta crianças e adultos 

Filmes tinham, entre outros temas, sustentabilidade e inclusão social

Sessão exibida em: 24/06/2023

O projeto CineB Solar transformou a sede da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, na zona leste da cidade de São Paulo, na noite de sábado (24), numa sala de cinema a céu aberto. Ali foram exibidos seis curtas metragens infantis para um público de cerca de 100 moradores.

A maioria dos espectadores era formada por crianças. Havia também adolescentes, mães, pais e avós. Todos ficaram maravilhados com um evento jamais visto na região.

Quem esteve presente no evento foi o assessor parlamentar Luiz Almeida, que trabalha no gabinete do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP). 

Marcolino é um dos idealizadores do projeto CineB Solar.

O assessor parlamentar Luiz Almeida e o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos, com a diretoria Sociedade Amigos do Jardim das Camélias

“Infelizmente nós estamos na cidade mais rica do país e a gente se depara ainda com pessoas que nunca tiveram oportunidade de ir ao cinema. É de suma importância o projeto ocupar esse espaço que os governos de direita não se preocupam”, disse Ameida – que é morador do bairro. 

E completou: “Quero agradecer ao Luiz Cláudio Marcolino e à (presidenta do sindicato) Ivone Silva e ao Sindicato dos Bancários de nos proporcionar e oferecer esse acesso à cultura, que infelizmente muitos não têm”.

O assessor parlamentar lembrou de agradecer o coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos e toda sua equipe.  

Os membros da diretoria da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias foram categóricos em afirmar que falta lazer e cultura para a população do bairro, em especial para as crianças e jovens. 

“Aqui na comunidade falta principalmente lazer. Espaço cultural nenhum. É a primeira vez que tem um evento assim. É muito importante e com esse incentivo a gente vai puxando outros projetos”, disse o presidente da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, Francisco de Assis Silva.

Diretoria da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias (da esq. para a dir.): 1ª secretária Iasmin Pereira; 1ª tesoureira Maria Cabral Santana; 2ª tesoureira Cristiane Ribeiro Brito; presidente Francisco de Assis Silva; departamento jurídico José Nogueira Sousa; agente comunitária Andréa Feitosa e 2º secretário Isaías Neves

“É maravilhoso. É bom trazer um conhecimento para as crianças e para a comunidade toda”, disse a 1ª secretária da sociedade, Iasmim Pereira

Cinema sem pipoca, não é cinema

Quem chegava para a sessão, deixava o ingresso preenchido com o nome, para o sorteio e já ia direto para o carrinho do “seu Antônio”, o pipoqueiro oficial do CineB Solar.

Com o saquinho de pipoca em mãos, as pessoas foram se sentando em frente ao telão.  

Era possível ver a expressão de alegria das crianças que estavam encantadas com os filmes e animações, além das gargalhadas. Foram exibidos: 

  • Um rio: apresenta a importância do rio e sua memória afetiva.
  • Brinquedo Novo: sobre o consumo consciente.
  • Gente grande: sobre a importância da responsabilidade ambiental em pequenas atitudes.
  • O gigante: história de uma menina que mora no coração de um gigante.
  • Meu nome é Maalum: Maalum, uma menina negra brasileira, que se depara com as zoeiras de seus colegas pelo seu nome de origem africana.
  • Sobre amizade e bicicletas: Por causa de sua condição física, Thiago não consegue andar de bicicleta e é alvo de chacotas pelo grupo das outras crianças da vizinhança.

Sorteio

No fim da sessão de curtas, Cidálio promoveu uma rodada de perguntas sobre cinema e os filmes exibidos, além de um sorteio de brindes.

Cidálio comandou o jogo de perguntas e respostas

 

A cuidadora Eliane Prado, de 50 anos, foi uma das ganhadoras. Levou um copo do projeto para casa. “Achei uma boa ideia. Tem muita criança aqui. Falta opção de lazer aqui no bairro”, disse Eliane.

Maria Albenete foi a ganhadora da camiseta do projeto CineB Solar comemorou com o pipoqueiro “seu Antônio”

Maria Albenete dos Santos, 57 anos, ganhou camiseta e vestiu na hora. 

Visita ao carro solar 

O evento terminou com uma visita ao carro solar que é utilizado para levar todo o equipamento e a realização das sessões de cinema do projeto. 

O casal Sandra Santana e o marido Émerson Almeida com a filhas gêmeas e amigas aproveitaram para conhecer o carro solar

A promotora de vendas Sandra Santana, 41 anos, e o ajudante de serralheiro Émerson Ribeiro de Almeida, 39 anos, levaram as filhas gêmeas para assistir os curtas e aproveitaram para dar uma espiada no veículo, que chama a atenção por suas luzes coloridas. 

“Moro no bairro há 30 anos e nunca teve um evento com esse na comunidade. Nunca teve cinema por aqui e ainda mais com a oportunidade de conhecer um carro com energia sustentável”, disse Almeida.

Rumo aos 100 mil espectadores

O CineB Solar é o primeiro carro do Brasil que leva cinema com energia solar; as sessões são exibidas utilizando-se de energia captada dos raios do sol por meio de placas instaladas no teto de uma van. O veículo é equipado também com baterias e conversor.  

O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica armazenada em baterias que alimentam o sistema de projeção e o som dos filmes.

Desde 2007, o projeto CineB Solar promoveu cultura e lazer a um público de 86 mil espectadores distribuídos em mais de 681 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades do Estado de São Paulo.

Foram percorridos 161 bairros da capital paulista e mais de 20 cidades.

3 comments

  1. Agradeço a iniciativa do Sindicato dos Bancários: ao dep. estadual Luiz Cláudio Marcolino; à presidenta do sindicato, Ivone Silva e meu amigo Luiz Almeida pelo carinho com que nos apoiaram neste evento. Obrigado!

  2. Bom dia!

    É com muita satisfação que venho agradecer pelo privilégio de ter trazido esse conhecimento as nossas crianças adultos da no comunidade jardim das Camélias.

    Foi muito bem falado o trabalho o cuidado que tiveram com cada um.

    Grata pela oportunidade.

  3. Parabéns a todos da equipe cineb muito obrigado a todos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *