No CineB Solar, quadra esportiva de escola vira uma verdadeira sala de cinema

o evento contou com uma exibição cultural do cantor e compositor Fernando Braga

Sessão exibida no dia: 31 de outubro 2023

Pela primeira vez, a EMEF Professor Luiz David Sobrinho, no Jardim Vivan, na zona norte da Capital, recebeu o CineB Solar. O público de 120 pessoas, entre alunos, professores e membros da comunidade receberam o projeto de braços abertos e puderam curtir o filme “Jair Rodrigues – Deixa que Digam”, de Rubens Rewald. A sessão aconteceu dentro da quadra da escola, que foi transformada em uma sala de cinema. 

A sessão foi indicada pela diretora do sindicato dos Bancários de São Paulo,  Beatriz Fugante e  moradora do bairro, junto com o diretor da escola, Plínio Pereira de Sousa, e o professor de Artes, Fábio Rodrigues dos Santos.

diretora do sindicato dos Bancários de São Paulo,  Beatriz Fugante

A abertura do evento teve a participação de Beatriz, Plínio e do coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos.

Veja abaixo o depoimento do diretor da EMEF:

O diretor da escola, Plínio Pereira de Sousa

O público lotou a quadra esportiva da EMEF para assistir ao documentário de Jair Rodrigues.

Em seguida, o cantor e compositor Fernando Braga fez uma apresentação cultural cantando músicas de Jair Rodrigues e animando o público.

O cantor e compositor Fernando Braga

Público formado por estudantes, professores e pessoas da comunidade. Uma das famílias que estiveram na sessão elogiou o projeto.

O documentário “Jair Rodrigues: Deixa Que Digam” se dedica a explorar a trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues. Jair foi um músico e cantor brasileiro, considerado por muitos, um precursor do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”, com versos mais falados do que cantados.

Suas performances também foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos. O filme aborda a construção de seu estilo único. Desde os primeiros passos no samba, até a consagração por “Disparada”, o filme também explora a relação do artista com a política nacional. Jair Rodrigues faleceu em 2014.

Agradecimentos

Aos professores, Rosana, Fabiana(coordenadora) , Rafael, Gilberto e  aos dirigentes sindicais da  Intersindical,  Amélia Assis Andrade, Alexandre Caso e Manoel Elidio Rosa (Mané Gabeira)

Sobre o projeto

A CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 87 mil espectadores em mais de 684 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo.

Percorremos cerca de 162 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB Solar 169 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *