BikeCine e CineB Solar realizam sessão especial na quadra do Sindicato dos Bancários em São Paulo

Evento reuniu mais de 200 pessoas que prestigiaram o filme “Mussum, o Filmis”

A quadra dos bancários lotou com a presença de estudantes, movimentos sociais e público em geral

Sessão exibida em: 25 de abril.

Texto: Thaís Nozue

Fotos: Danilo Ramos e Thaís Nozue

Aconteceu na noite de quarta-feira (25), a sessão do filme Mussum, o Filmis para mais de 200 pessoas na quadra do Sindicato dos Bancários, na região central de São Paulo. A exibição foi uma realização dos projetos BikeCine e CineB Solar e contou com a presença de movimentos sociais, militantes, o público diverso, escolas e universidades que já receberam o projeto ao longo dos anos.

Não foi a primeira vez que o CineB Solar esteve presente na quadra, porém o local recebeu de maneira inédita o projeto BikeCine, atraindo ciclistas, famílias, imprensa nacional e internacional.

A abertura da sessão contou com a fala do coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira, o coordenador do BikeCine, Marco Costa e Ivone Silva, idealizadora do projeto CineB Solar e Regina Coeli Costa, coordenadora da EMEF Duque de Caxias.

Da esq. para dir.: Marco Costa, Cidálio Vieira, Regina Coeli e Ivone Silva

“A ideia é promover cinema ao ar livre pelo Brasil, fazer essas sessões que promovam o encontro de todo mundo, assistir um filme de maneira coletiva, que é diferente de assistir em casa. Nossa proposta é levar conexão”, falou Marco.

Marco Costa da Brazucah Produções

Regina Coeli falou sobre a importância da cultura para os estudantes atendidos pela escola e relatou como iniciativas como o CineB Solar e o BikeCine transformam realidades. Ela contou que muitos alunos do EJA nunca estiveram num cinema e falou sobre o papel da educação. “É a primeira que estou aqui, quando apareceu essa oportundiade, conseguimos articular bem rapidinho. Os alunos são daqui do centro, de grande vulnerabilidade e a escola tem que oferecer além dos conteúdos que a gente tem. Então aumentar a cultura, ofercer oportnidades de diversificar a visão, conhecer nosso cinema brasileiro é imperdível! Queria agradecer aos professores que se dispuseram a vir, sair do horário de trabalho. Eu acho que nosso papel na educação é esse mesmo: aumetar a cultura e as possibilidades.”

Ivone Silva, Cidálio Vieira e Regina Coeli

Pipoca para um público muito especial

No início da sessão foram distribuídas gratuitamente as famosas pipocas do “seu” Antonio que sempre fazem muito sucesso por onde passa.

Presentes na sessão, os alunos do EJA da EMEF Duque de Caxias compareceram em peso. Às vésperas da evento, o coordenador do projeto Cidálio Vieira entrou em contato com a coordenação da escola que, compreendendo a importância da cultura somada à educação, aprovou a proposta e convidou os alunos.

Alunos da EMEF Duque de Caxias chegando para a sessão

A CCTV ( China central television) esteve presente e registrou cada momento do evento, assim como os alunos de jornalismo da FAM (Faculdade das Américas).

Alunos da FAM com o coordenador Cidálio Vieira e Ivone Silva

Hellen Maria Vitória Silva de Souza (22), Lucas Almeida da Silva (21) e Thiago Santana de Farias (21) alunos da FAM adoraram a ideia de pedalar, gerar energia e assitir a um filme nacional. “Ideia incrível, democrática e valiosa para nossa sociedade”, contou Thiago empolgado.

da esq. para a dir.: Lucas, Helen e Thiago

Além dos alunos da FAM estavam presentes estudantes da escola Leopoldo Santana, do Capão Redondo, Serginho da Universidade São Judas, Bia Moreno da Associação de Moradores da Vila Rica, representantes do Projeto Vida Nova, no Jardim Angela, parceiros de Parelheiros na figura de Bruno Araújo, Maria Rosani Gregorutti Akiyama Hashizumi, presidenta da Afubesp e representantes do MTST.

Cidálio Vieira e Ivone Silva com representantes dos movimentos sociais
Maria Rosani Gregorutti Akiyama Hashizumi,
presidenta da Afubesp

Natalia de Almeida Medida, integrante do setor de comunicação do MTST contou que já conhecia o projeto. “O projeto já passou por algumas ocupações, a última foi na ocupação Carolina com o filme Marighella e a gente veio aqui hoje conhecer o novo projeto que é o BikeCine. A gente achou bem interessante a energia ser gerada através das bicicletas. Eu gostei bastante do filme também, não tinha assistido ainda. Tem muitas cenas que tocam bastante, ainda mais pra gente que vem da periferia e vê no filme as coisa que acontecem de verdade com a gente, então toca bastante.”

Natalia de Almeida Medida

Com muita descontração, o rapper e compositor Thaíde e a atriz e apresentadora Tainá Müller gravaram seu quadro no programa “Melhor da Noite” durante a sessão, divulgando os projetos BikeCine e CineB Solar.

Marco Costa, Thaíde e Tainá Müller

O ator e cenógrafo Aílton Graça, que faz o papel do Mussum no filme, marcou presença através de um vídeo gravado especialmente para o CineB Solar.

Aílton Graça

Agradecimento especial aos funcionários da quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região pelo apoio e suporte durante toda a sessão.

Sorteio de brindes

O encerramento da sessão ficou por conta do já tradicional sorteio de copos e camisetas dos projetos. Para ganhar, os participantes preencheram os convites na entrada do evento e depositaram na urna.

Sobre o BikeCine

O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. A sessão gratuita será na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo e acontece em parceria com o projeto CineB Solar, viabilizada com apoio do Sindicato dos Bancários  de São Paulo, Osasco e região. Saiba mais aqui.

Mais sobre o CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Confira as fotos da noite

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *