CineB Solar encerra temporada de “Mussum, o Filmis” em Embu das Artes

Comunidade recebe o projeto na quadra da Praça Serafim Alves da Silva

Sessão exibida em 23 de junho de 2024

Fotos e vídeos: Thaís Nozue

O Jardim Marina, na cidade de Embu das Artes foi o bairro escolhido para encerrar a temporada de “Mussum, o Filmis”. No domingo, dia 23, o projeto CineB Solar transformou o local em uma grande sala de cinema a céu aberto e reuniu cerca de 100 pessoas na quadra da praça Serafim Alves da Silva.

A pipoca do “Seu” Antonio foi servida para o público que formou fila para ocupar as cadeiras do projeto.

Fabiana Dias da Silva, assessora parlamentar do deputado Luiz Cláudio Marcolino, um dos apoiadores do projeto Cine B Solar pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, esteve presente na sessão. “‘E fácil falar do projeto, né? Porque o projeto ele traz, além de cultura, a possibilidade de diversão, de entretenimento e de lazer nos lugares onde a gente não consegue ter acesso a isso. Isso sem contar no fato da visibilidade do cinema brasileiro, que é tão desvalorizado, que é tão mal reconhecido. Então sobre o projeto CineB Solar está de parabéns, eu acho que o projeto tem que se expandir, ele tem que ser levado para outras esferas, em outras regiões e realmente estão todos de parabéns.”

Fabiana Dias da Silva

Amauri Silva, diretor lincenciado do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e pré-candidato em Embu das Artes também falou sobre os projetos na região e a importância de aproximar a população do cinema brasileiro, da cultura e do entretenimento. “O trabalho que nós estamos construindo é esse, de aproximar a sociedade da política, de trazer para a sociedade a cultura, o lazer, fazer a sociedade ter direito ao seu direito. E onde encaixa o CineB? Projeto maravilhoso! Pessoas que nunca foram no cinema, pessoas que não tem mais condições de ir no cinema, terem a possibilidade de ter o cinema na sua porta, na sua casa. Não vai precisar pagar ônibus, condução, os estacionamentos, o ingresso. Isso é importantíssimo.”, falou.

Silva agradeceu aos idealizados do projeto e espera que o CineB Solar volte mais vezes. “Quero parabenizar o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na pessoa da nossa presidenta Neiva Ribeiro. A Ivone Silva, que é uma das percursoras, o deputado Luiz Cláudio Marcolino, que através dele isso acontece e a gente consegue trazer para outras pessoas. Acho que o CineB é uma plantinha que só tende a crescer e espero que em Embu das Artes seja uma terra para que ele fique maior ainda.”

Amauri Silva

Direto do Capão Redondo, Marilene compareceu à sessão com toda família; tia Rosa, a filha Maria Marlene e o filho Dário. “O projeto eu conheci pelo panfleto e a minha tia me convidou pra vir. Eu vim do Capão Redondo. O filme escolhido, Mussum, perfeito. A mensagem que foi passada foi maravilhosa. Eu acho que todo jovem deveria escutar. E, se possível, tivessem sessões intercaladas, um horário na matina e à tarde e um horário à noite. Muito obrigada!”

Marilene e família

Debate e sorteio

Ao final da sessão foi promovido o Cine Debate e alguns moradores participaram do bate papo, falando sobre acesso ao lazer e à cultura em Embu das Artes. Além disso, o sorteio de camiseta foi realizado, contemplando duas pessoas.

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja mais fotos da noite:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *