PIRACICABA

PIRA

E lá fomos nós (parando a cada 5 minutos na estrada para pagar pedágios caríssimos) a caminho de mais uma sessão do CineB, dessa vez estreando no interior de São Paulo, em Piracicaba, no Varejão do Parque Água Branca.

VAREJÃO DAEDUCAÇÃO

Não comemos as famosas pamonhas de lá, mas pudemos conferir um movimento comunitário bem legal, que tem atuado na área da estética.

A Art Hair é uma escola de cabeleireiros que oferece cursos gratuitos para a população do Parque Água Branca e bairros vizinhos. Desde novembro de 1999, Cidinha e Denize começaram a profissionalizar os interessados da comunidade, através de um curso de cabeleireiro, que também deveria incentivar as pessoas à voltar à escola, se educar mais. “Só dar o peixe não dá certo, é preciso mostrar como pescar. Não adianta a pessoa fazer um curso de cabeleireiro e não conseguir entender as entrelinhas de um contrato. As pessoas precisam de formação integral, para se tornarem cidadãos comprometidos”, disse Denize.

Maria Aparecida, mais conhecida por Cidinha, fundadora da Art Hair ao lado de Denize, ressaltou que nesses 10 anos da escola pode-se conferir muitas transformações na região. “Aqui no bairro, a maior parte dos salões que existem são de ex-alunas nossas. Atualmente temos uma lista de espera de 32 bairros que desejam oferecer esse curso os moradores”, disse Cidinha.

Para ela, que já trabalhou em orfanatos e na FEBEM, a formação intelectual e profissional de uma pessoa é essencial para que esta possa ter sonhos e objetivos de vida. Segundo Cidinha, alguns ficam desanimados com a realidade que os cerca, e por isso ficam sem perspectivas de um futuro promissor e entregam-se ao pessimismo e baixa autoestima.

Tatiana, uma das divulgadoras desta sessão do CineB no Varejão, foi uma aluna vencedoras da Art Hair. “Eu não tinha nada, hoje estou bem. Sou representante da Art Hair, trabalho na divulgação da escola”, disse a moça, que depois de se formar, virou uma “anja”.

Não que ela fosse uma pestinha. É que na Art Hair, depois da pessoa receber todo o conhecimento, tem de ajudar outras pessoas a se profissionalizar, além de oferecer cortes de cabelos e outros cuidados estéticos, de forma gratuita para a comunidade. “É uma forma de compartilhar com os demais, o conhecimento que recebeu”, explica Denize.

Ela conta o caso de um jovem rapaz que participou o curso e no meio das aulas sempre desmaiava. Denize passou a investigar a causa dos desmaios do menino e descobriu que ele morava com sua avó e não conseguiam dinheiro suficiente para se alimentar de forma adequada. Os amigos e professores da Art Hair se uniram e além de lhes passarem a dar uma cesta básica por mês, faziam o jovem comer nas aulas. “Isso o ajudou e recentemente fui assistir a uma palestra, na qual era ele que apresentou um produto novo no mercado, fiquei surpresa! É representante de uma empresa, está bem, saudável”, contou Denize.

“Já demos cursos até em igrejas, vamos para onde dá. Todo domingo aqui no Varejão oferecemos cortes de cabelos gratuitos. Nossos “anjos” visitam outros bairros capacitando novos profissionais. A idéia é continuar crescendo com a força da união”, disse Cidinha.

Parabéns a essas mulheres que transformam o bairro que vivem com a união e o empreendedorismo.

MELHORA

O senhor Zé Maria foi assistir o CineB de hoje acompanhado por sua esposa, Miriam Grande Teixeira. Eles são engajados politicamente na cidade. Zé Maria, amanhã, participa do segundo turno para a eleição de presidente do PT. Segundo ele, em Piracicaba o Partido está se reorganizando para oferecer à população da cidade mais qualidade de vida. “O governo atual de Piracicaba desmonta as organizações sociais, não olham muito para o que o povo realmente precisa”, disse Zé Maria.

“Com a Art Hair, muitos cidadão passaram a não depender mais de projetos assistenciais, criaram seus próprios negócios e vivem transformações em suas vidas. Aqui atualmente só constroem pontes, viadutos, obras grandiosas mas que não mudam em nada a realidade de muitas pessoas da cidade”, disse a ex-vereadora de Piracicaba e filiada ao PT “desde as origens”, Esther Sylvestre da Rocha.

Segundo ela, foi feita a promessa na melhora do sistema de saúde da cidade. “Mas ainda hoje os hospitais estão sem médicos suficientes para o atendimento. A participação popular no governo diminuiu, os conselhos dos bairros enfraqueceram-se. Mas o PT se organiza para trabalhar mais diretamente com a comunidade, sair dos gabinetes”, disse Esther.

CINEB EM TODO CANTO

O CineB de hoje é uma mostra de que a organização da comunidade tem dado certo. Na abertura do evento, Flávio falou ao público em nome de Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “A cultura brasileira é de todos e por isso a idéia do CineB tem deve ser copiada por outros sindicatos e instituições, queremos voltar mais vezes para Piracicaba”, disse Flávio.

O produtor do CineB, Cidálio Vieira Santos, agradeceu aos jornais Gazeta de Piracicaba e Jornal de Piracicaba pelo auxílio na divulgação do evento e apresentou ao público os dois filmes do mês O Troco, de André Rolim e A orquestra dos meninos, de Paulo Thiago.

+ CULTURA

Oriverto recebeu o Prêmio de Bancário Padrão pelo Sindicato local. Foi conferir o CineB de hoje acompanhado por toda família. Sua simpática sogra dona Diva gostou de O troco. Disse que sempre assiste a filmes nacionais na TV Cultura. Dia desses assistiu A ostra e o vento e achou a história linda.

A sobrinha de Oriverto e neta de dona Diva, Leniara também aprovou os filmes do CineB. Ela quer fazer jornalismo, gosta de se expressar e está em cartaz na cidade, com o Grupo Atuação. As apresentações de Os irmãos das almas acontecerão às 20 horas, nos dias 7, 9, 14 e 15 de dezembro, no Teatro Municipal de Piracicaba.

E se você foi assistir, comente aqui com a gente como foi. E Leniara, se quiser, comente as apresentações!


PRÓXIMA SESSÃO

Internautas e internautos, nos vemos no dia 10 de dezembro, às 19 e 30 minutos pra mais uma incrível sessão do CineB, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Brazucah Produções.

O endereço da vez é rua Santos Dumont, 455, Jardim Jacira, em Itapecirica da Serra. Para maiores informações, ligue pro 4669-3799.

Inté!

0~0

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *