Por Paulo Castro –
O projeto CINEB esteve pela primeira vez no Jardim Guanhembu, na zona sul de São Paulo, para montar nossa sala de cinema na quadra da Escola Estadual Santo Dias. Porém, já esteve em bairros vizinhos outras vezes: no Jardim Orion e também no Jardim Graúna.

A ideia de realizar esta sessão começou quando o pastor de uma igreja vizinha à escola, Sérgio Soulda, conheceu o projeto CINEB no Ato do 1ª de Maio, organizado pela CUT, onde montamos uma tenda e projetamos curtas-metragens brasileiros de graça. “Conhecemos o projeto lá, que aliás foi a primeira vez que estivemos no cinema em família. Aí tive a ideia de procurar vocês para trazer para esta escola, pois assim conseguimos desenvolver a cultura, a escola e a nossa comunidade”, contou o pastor que estava com a esposa Ana Lúcia e os dois filhos. “Nós criamos o dia do cinema em casa como instrumento de integração da nossa família, pois decidimos em conjunto qual filme iremos ver o que vamos comer”, contou Ana.
Com grande ajuda na divulgação da sessão, o grêmio do colégio ajudou a levar não só os alunos da escola para assistir ao filme naquela noite, como também a comunidade ao redor. “Além de passarmos em sala de aula chamando os colegas, também pregamos os cartazes pela nossa região”, contou a representante do grêmio, Jackeline Santos, de 16 anos, que achou positiva a realização da sessão, pois “é um evento novo na escola e ajuda a mostrar o bom cinema brasileiro”.

A diretora da escola, Roberta Andrade, destacou que, além do programa Escola da Família, o CINEB por lá é mais um exemplo de integração entre escola e comunidade. Já o assessor do deputado Luiz Cláudio Marcolin, Beto Ferreira, esteve presente com a mulher e os filhos: “Estou muito feliz de ter ajudado a trazer o CINEB novamente para a nossa região, ainda mais em um local onde ainda não se tinha feito uma sessão de cinema”.


Ótima oportunidade para a família de bolivianos que estão no Brasil há onze anos trabalhando na indústria têxtil e nunca tinham ido ao cinema na vida. “Nossa filha chegou da escola com o convite para vir hoje aqui, então viemos para conhecer. O cartaz do filme também me estimulou a ver o filme”, contou Gisele Saire, que estava com o marido Mário Nina e as filhas na sessão.

Ao final da sessão, a professora de Português, Renata Rosendo, elogiou o projeto CINEB e o filme À Beira do Caminho: “Este evento hoje é interessante, pois as nossas crianças não tem o privilégio de ir ao cinema com frequência. E o filme é bacana por retratar uma realidade que está ao redor de todos nós por aqui”, completou Renata, que estava com a família na sessão.

Excelente chegar a mais uma comunidade na zona sul de São Paulo com este filme que tem emocionado milhares de pessoas por todas as comunidades que temos passado.

Até a próxima, pessoal…..

