Por Isabelle Pereira –
Na última sexta-feira (25), o CINEB nas Universidades levou mais uma sessão de cinema para os auditórios das faculdades FIAM-FAAM Morumbi e Anhanguera. A pré-estreia de “Qualé o teu negócio?”, documentário produzido pela DGT Filmes e distribuído pela Brazucah Produções, reuniu centenas de estudantes de vários cursos na área de comunicação e educação.
Nos mais de 70 minutos, a produção retratou fragmentos da história de 14 brasileiros microempreendedores que venceram barreiras e tornaram-se casos de sucesso em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro considerados periféricos. São relatos de memórias e buscas de pessoas reais, que mudaram o rumo de suas vidas para seguirem seus sonhos e construírem um futuro melhor.
No campus Osasco da Faculdade Anhanguera, o auditório estava lotado de alunos de Pedagogia, Psicologia e Letras. Após a exibição, o diretor de fotografia do documentário, Toni Nogueira, esteve presente para falar sobre a concepção e a produção do filme. A sessão ainda contou com a presença da diretora da Brazucah Produções, Cynthia Alario.

O estudante de Pedagogia Gilber Aparecido Gama, de 40 anos, que conhece o projeto CINEB e acompanha as sessões no bairro do Jaguaré, comentou sobre a pré-estreia. “Gostei muito! É incrível como nos identificamos com a luta dos personagens. É um documentário sobre diferentes realidades e como o empreendedorismo tem crescido com força nacional em nossas comunidades”.

Já na FIAM-FAAM, localizada no bairro do Morumbi, a sessão de “Qualé o teu negócio” teve a presença do diretor Sérgio Galiardi e também do diretor da Brazucah, Marco Ribeiro. A sessão foi marcada por um grande interesse, principalmente dos professores presentes que se comoveram pela temática do filme. Com certeza é um retrato importante sobre as mudanças econômicas e sociais decorrentes no país, sobretudo na ascensão da chamada classe C e D.

Não podemos nos esquecer de todos que contribuíram para que essas duas sessões fossem realizadas. Os nossos agradecimentos aos coordenadores da FIAM-FAAM, Vicente Darde e Fernando Leme. E o apoio da coordenadora Márcia Vaisbih e da professora de Pedagogia Ana Paula Silva, da Anhaguera Osasco.


