Na noite de domingo, o CINEB realizou mais uma pré-estreia do documentário QUALÉ O TEU NEGÓCIO?, em parceria com o CINESOLAR, no Tendal da Lapa – zona oeste de São Paulo.

Mais um projeto inovador da BRAZUCAH PRODUÇÕES, o CINESOLAR é o primeiro projeto brasileiro de cinema itinerante a usar energia solar para a projeção dos filmes. Uma van equipada com placas solares capta a energia necessária para rodar todo o sistema de som e imagem necessário para montar uma sala de cinema em qualquer lugar, inclusive em regiões que não tem rede de energia elétrica. E, claro, nesta sessão, o filme foi exibido totalmente com energia limpa e renovável. Saiba mais sobre o CINESOLAR aqui.

ALUNOS DA OFICINA DE PRODUÇÃO CULTURAL AJUDARAM NA REALIZAÇÃO DA SESSÃO

Nove jovens que fizeram parte da oficina de produção cultural FAZENDO O MEU FILME, realizado pelo CINEB e pela BRAZUCAH, colaboraram a montar e a divulgar esta sessão no Tendal da Lapa. Durante três encontros, os alunos receberam informações de como tornar real e viável atividades culturais em seus bairros e comunidades. “Eu já tinha interesse em conhecer mais sobre cinema, aí aproveitei a oportunidade desta oficina. Agora tenho mais conhecimento sobre leis de incentivo que nos ajudam a realizar projetos culturais, algo que eu não sabia que existia”, contou Felipe Anacleto, de 16 anos, que foi indicado para oficina pela ONG Tijolinho, do Morro Grande, local que já recebeu sessão do CINEB.

PÚBLICO SE IDENTIFICA COM HISTÓRIAS RETRATADAS NO DOCUMENTÁRIO
QUALÉ O TEU NEGÓCIO? é um documentário que mostra histórias de sucesso de pessoas que resolveram investir no próprio negócio nas comunidades em que vivem. E tinha duas mulheres na plateia que tiveram histórias semelhantes das contadas no filme de Sérgio Gagliardi. Isabel Silva, vendendo lanches na rua, conseguiu comprar um terreno em Suzano, depois construiu a sua casa, e alguns anos mais tarde, ergueu outras casas e uma loja para colocar para aluguel. Hoje vive na Lapa, próximo ao Tendal, e chegou à sessão por curiosidade.

Já Maria Buzinari trabalhava em uma loja. Aos poucos, vencendo a resistência do marido e de familiares, resolveu abrir o seu próprio negócio. Hoje ela tem uma loja de materiais de decoração e, mais tarde, foi convencida por um amigo a comprar um salão de estética em frente ao Tendal da Lapa. Ela conta que para ter sucesso, precisou de ousadia e, claro, “conhecer muito bem o seu trabalho”.



