(texto de Cythia Alario)
No dia 24 de abril foi a vez do Jaçanã, zona norte de São Paulo, contar com as atividades do Cine B. Pela primeira vez na comunidade, o cinema itinerante realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região fez sucesso na região!
A paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Comunidade Nossa Senhora de Salete foi o local escolhido para receber o projeto. Apesar do espaço já servir para atividades e apresentações artísticas, como o pessoal do grupo de teatro local que representa em setembro A padroeira, o CINE B foi a primeira experiência com projeção de filmes.
A comunidade estava ansiosa para assistir ao filme e conhecer um pouco mais do projeto! E enquanto a sessão não começava, a pipoca era a personagem principal da cena!
Famílias e gerações estiveram presentes nesta sessão, como Dona Rosa Rubim Antunes, de 90 anos que disse ter adorado o filme e o projeto. Junto com ela, as 4 gerações da mesma família também estiveram na sessão: sua filha Marta, seu neto Jorge e seu bisneto Luis Gustavo. “A cultura é muito importante para as pessoas”, disse dona Rosa.
Bem pertinho da paróquia, o CEU – Centro Educacional Unificado também dispõe de uma programação cultural, tal como a exibição de filmes e espetáculos teatrais. Mesmo assim, as possibilidades artísticas ainda são limitadas. Portanto, projetos e ações com este caráter são sempre bem vindos!
Nossos anfitriões, que muito bem nos receberam e cuidaram de toda a produção e divulgação local, foram a Maria e o Seu Geraldo. Ambos fazem um trabalho voluntario da paróquia, com muita dedicação e amor.
Maria Gerlandia Lopes Ferreira participa há 13 anos da catequese da Nossa Senhora do Carmo., isso porque atualmente tem 36 anos, ou seja, 1/3 da sua vida dedicada a ajudar o próximo, por uma vontade que ela mesmo diz ser um tipo de inspiração. “Eu tenho a coragem de ajudar”, disse Maria.
Seu Geraldo, um simpático mineiro, atualmente acumula as funções de presidente e vice-Presidente na coordenação da Pastoral da Solidariedade, mas acaba tendo 1001 utilidades, como ele mesmo nos contou. É ele quem organiza eventos que arrecadam fundos para as famílias inscritas no programa da associação, receberem benefícios. Em breve, ele se aposentará da atual função de funcionário publico e retornará para sua terra, Minas Gerais, onde sua esposa já o espera . “Assim que chegar em Minas continuarei meu trabalho como voluntario na Pastoral. Minha esposa já esta envolvida na comunidade. Depois que você começa a trabalhar ajudando o próximo, não consegue mais parar, não há dinheiro que pague o bem estar que sentimos ao fazer o bem”, disse seu Geraldo.
Quem quiser colaborar com a Paroquia Nossa Senhora do Carmo, entre em contato com a Maria através do email: m.landia@hotmail.com. Atualmente eles estão buscando parceiros para a realização de uma brinquedoteca e biblioteca, num dos salões da comunidade.