Ontem, terça-feira, 09 de dezembro, o CINEB abriu as exibições de curtas-metragens integrando a programação do 2º FESTIVAL DE DIREITOS HUMANOS: CIDADANIA NAS RUAS, que ocorrerá até o dia 14 de dezembro. Nossa sala de cinema foi montada no pátio da EMEF Dr. José Kauffmann, e contou com alunos do ensino de base, do EJA e também convidados da comunidade.

William Nozaki, coordenador de promoção do direito à cidade Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, disse na abertura da sessão que “a secretaria já realiza um projeto de cinema em parceria com o Espaço Itaú de Cinema, mas que o CINEB é uma proposta muito interessante por levar o cinema para as ruas, de forma itinerante. Também acredito que os curtas funcionam de uma forma mais assertiva no debate de um tema”.

“No começo dos anos 2000, junto com alguns professores desta escola, nós fazíamos cinema por aqui. Já exibimos Olga, Diários de Motocicleta, enfim, diversos filmes que as pessoas queriam ver mas não tinham como assistir”, disse o ex-vereador, Henrique Pacheco. Ele afirmou que, naquela época, não se abria a escola à comunidade, e que está bastante alegre de ver o cinema de volta por lá.


1ª VEZ NO CINEMA
A dona de casa Vânia Silva nunca tinha ido ao cinema. Ela é aluna do EJA da escola e, graças a nossa presença por lá, pôde ter esta experiência: “O que mais me atraiu em vir aqui hoje foi a curiosidade, eu não sabia como era, só ouvia as pessoas falarem”, disse Vânia.

Debater os temas ligados à realidade das pessoas é o que propõe esta sessão de curtas. E Xadrez das Cores, que discute a questão do preconceito racial, foi o preferido pela família Santos: “Nós gostamos muito dele porque fala do que nós vivemos todos os dias, e é importante que isso seja ensinado para as crianças”, disse Geise Trindade, que estava com o marido Anderson Santos e as duas filhas.



