Jovens se organizam para levar o Cine B à Brasilândia

Fotos e texto por Carlos Rizzo

Grupo de jovens católicos da Zona Norte foram responsáveis por levar o Cine B à região da Brasilândia, no dia 24/7. A comunidade lotou o salão da Igreja de Zinco para acompanhar o filme Tainá – A Origem

Cine B chegou pela segunda vez na região da Brasilândia

A região da Brasilândia recebeu pela segunda vez uma sessão do Cine B em oito anos. Isso porque um grupo de jovens ligados à Paróquia Santo dos Apóstolos, mais conhecida como Igreja de Zinco, vem, há alguns anos, buscando formas de levar cultura e entretenimento de qualidade para a comunidade.

O público presente no salão paroquial pôde acompanhar as aventuras de Taína – A Origem, filme de 2014 dirigido por Rosane Svartman, que conta a história de uma indiazinha que enfrenta vilões para salvar uma árvore sagrada, na Floresta Amazônica. Antes do filme foi projetado o curta-metragem Pajerama, sobre a caçada de um índio em meio a acontecimentos estranhos na floresta. A animação tem roteiro e direção de Leonardo Cadaval.

Sessão do Cinema Petrobras em Movimento em parceria com o CINEB

Denominado Capital Jovem em Cristo (CJC), o grupo, formado por cerca de 30 jovens, se encontra todo domingo às 8h30 para organizar debates e fazer reflexões espirituais. Segundo Ícaro dos Santos, Roberto Carrelli e Marcelo da Silva, três de seus integrantes, o grupo vem, há um tempo, discutindo formas de levar atividades diferentes para os frequentadores da igreja, que reúne moradores das comunidades do Pó, Boi Malhado, Divineia e Almanara. “O cinema foi o escolhido porque muitas pessoas gostam”, explica Ícaro. Ele lembra que “por ser uma região carente, poucos têm acesso a esse tipo de entretenimento”.

Denominado Capital Jovem em Cristo (CJC), grupo realiza debates e atividades que reúnem a comunidade para o lazer e entretenimento
Paulinho, da CUT Nacional, ao lado do coordenador do Cine B, Cidálio Vieira Santos: “feliz por ver os jovens se mobilizando pela comunidade”
Rita de Cássia Gouveia, pela primeira vez numa sessão de cinema, ao lado da mãe Maria Zita (à direita), da filha Regiane (à esquerda) e da sobrinha Janaína e sobrinho Lucas (colo)

Para viabilizar a sessão, o grupo contou com a apoio do pároco Antonio Leite Barbosa Jr, conhecido como padre Toninho, e do assessor da presidência da CUT Nacional e morador da região, Paulo Souza, o Paulinho, frequentador da igreja. “Fico feliz por ver a mobilização desses jovens, que vão atrás e conseguem muita coisa”, comenta Paulinho. Antes do início da sessão, outros jovens da comunidade, que formam o Grupo de Teatro Faces, apresentaram cenas curtas de teatro em jogos de improvisação. Formado por 15 jovens, o grupo chega a contar com mais de 30 participantes quando montam grandes encenações cristãs como o Musical de Natal, próxima peça a ser encenada.

Padre Toninho (com microfone), que conheceu Pixote, menino de rua que protagonizou um filme brasileiro de grande sucesso internacional nos anos 1980: “O cinema brasileiro é um dos melhores do mundo”
Camisetas do Cine B sorteadas entre os participantes

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *