Uma sessão diferente na Fatec Ipiranga

Texto e fotos por Carlos Rizzo

CINEB foi tema do Encontro de Tecnologia da Fatec Ipiranga. Mas aproveitou oportunidade para mostrar o filme Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado para o público formado por alunos e professores da Fatec

O projeto CINEB protagonizou, na última quinta-feira, 22 de outubro, uma sessão realmente diferente do que está acostumado a organizar, nos seus quase oito anos de história. Em vez do tradicional início da noite, a sessão aconteceu às 9h, na Fatec Ipiranga, para alunos do curso de tecnologia em Gestão de Eventos. A produção ficou toda sob responsabilidade dos alunos do curso, que montaram todo o sistema de som e projeção para a exibição do documentário O Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado, além de organizar o palco para uma palestra do coordenador do CINEB, Cidálio Vieira Santos. Ficou sob responsabilidade da produção do projeto apenas levar o filme, a pipoca e registrar a sessão.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB, apresentou como funciona o projeto para alunos de Gestão de Eventos da Fatec

Segundo Djacy de Almeida, professor da Fatec e orientador da disciplina Oficina de Eventos, responsável por oferecer uma experiência prática de organização de eventos, o convite para o CINEB aconteceu por conta do VI Encontro de Tecnologia da escola, que neste ano teve como tema Cidadania e o Transformador Social. “Já faz tempo que a gente acompanha a trajetória do CINEB e neste ano, quando pensamos a possibilidade de montar um evento com a temática do transformador social, o CINEB caiu como uma luva, pois é a possibilidade de mostrar para nossos alunos ações da sociedade que podem contribuir para a transformação da vida do cidadão”, avalia.

Recepção do evento, formada por alunas do primeiro semestre do curso de Gestão de Eventos

Para Camila Moura, aluna do 5º semestre do curso de Gestão de Eventos e a responsável por contatar a produção do CINEB, o projeto “tem uma grande relevância pois é itinerante, leva o cinema brasileira para quem não tem contato com ele, e é inovador em tudo o que faz”. Camila foi uma das alunas que correram o tempo todo para que a palestra e a sessão transcorressem normalmente.

Alunos do curso acompanharam a palestra e a sessão com o filme Mercado de Notícias

A atividade começou com Cidálio, coordenador do CINEB, apresentando o trabalho desenvolvido pelo projeto, que é financiado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e organizado pela Brazucah Produções, e que tem como principal objetivo a democratização do cinema brasileiro. Cidálio apresentou a estrutura do projeto, como é organizada uma sessão itinerante, e explicou como funciona as ações especiais como o Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro, e o Selo CINEB Cinema Brasileiro, de valorização do curta metragem nacional, que está na quinta edição. “Em quase oito anos de projeto, eu deixei de acompanhar apenas uma sessão do CINEB, há duas semanas, porque estive em outro evento da Brazucah”, explicou.

Cidálio Vieira Santos ao lado da aluna Camila Moura, responsável por levar o CINEB à Fatec Ipiranga

Na sequência, foi exibido o documentário onde jornalistas discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica O Mercado de Notícias, de Ben Jonson. Uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior.

O cerimonial, sob responsabilidade de Lívia Mara

Foi a primeira vez que o CINEB foi à Fatec Ipiranga, mas o espaço já contou com sessões da Rede Brazucah nas Escolas, outro projeto de democratização do cinema brasileiro desenvolvido pela Brazucah , quando foi exibido o filme Sangue Azul. Aliás, André Pio, aluno do 4º semestre de Gestão de Eventos, depois de colaborar com a organização da sessão do filme, em 2014, foi convidado a integrar a equipe. “Naquela sessão eu tive a pró-atividade de trazer o som, conheci o Marco (Costa, diretor executivo da Brazucah), depois fui convidado a trabalhar com eles. Hoje formamos uma bela equipe”, elogia. Muitos foram os alunos e professores que contribuíram para que a sessão pudesse acontecer. Além do professor Djacy, Camila e Pio, a sessão contou com o apoio do professor Carlos Alexandre Pompeu e os alunos Gustavo Muniz e Lívia Mara Cavaleti Calil contribuíram no som e no cerimonial.

E o som sob o comando do aluno Gustavo

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *