CineB esteve no último sábado, 30/9, na EE República da Costa Rica, bairro Águas Espraiadas, município de Cotia, para exibir o longa “Magal e os Formigas”, de Newton Cannito. A cantora Angela Lima, abriu a atividade com uma apresentação de música sertaneja e MPB.
Os moradores do bairro Águas Espraiadas, área rural do município de Cotia, acompanharam, no sábado, 30/9, na Escola Estadual (EE) República da Costa Rica, mais uma sessão da temporada do longa-metragem “Magal e os Formigas” no CineB. A sessão foi aberta pela cantora Angela Lima. Moradora de Cotia, estudante de pedagogia e ex-presidente da União Municipal dos Estudantes de Cotia (UMEC), a jovem artista canta desde os 8 anos. Atua em festas, eventos e está montando sua própria banda musical. Angela abriu a sessão do CineB cantando n voz e violão músicas clássicas do repértório musical brasileiro como “Sozinho” de Caetano Veloso e “Chegaste” de Roberto Carlos, além de sucessos sertanejos como “Infiel” e “Medo Bobo” de Marília Mendonça.
Quem levou a sessão para a região de Cotia foi o contador aposentado Ademir de Souza, a partir do contato com Luiz Cláudio Marcolino, diretor da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e um dos idealizadores do CineB. Ademir explica que hoje atua no fortalecimento de entidades do terceiro setor na região de Cotia. “Trazer cultura para nossa cidade com a parceria com o CineB é muito bacana. Viemosnuma região aonde a cultura não chega. Aqui é considerado cinturão verde de São Paulo, o pessoal vive da agricultura”, explica.
O vice-diretor da Escola da Família, Herber Florindo conta que nunca a escola recebeu uma atividade cultural tão bem organizada. “A gente tem feito vários eventos nos finais de semana, mas nenhum dessa magnitude, com tudo tão farto, e com uma estrutura tão grande assim. É uma novidade na comunidade”, comenta. Ele continua: “é uma oportunidade para nossos alunos. Para ir aos shoppings da Raposos Tavares é custoso e o pessoal aqui é carente. Você gasta 20 reais por pessoa só de passagem, mais entrada de cinema. Aqui a pipoca é gratis lá ele tem que pagar, então é um evento muito bom”, comemora.
Ercelina Fernandes Domingues é um exemplo de quem foi beneficiado pela atividade. Babá e moradora do bairro, ela foi à sessão para acompanhar as filhas Michaeli e Maiara, mas nunca tinha entrado em um cinema antes. “Eu nasci em Ibiúna, mas nunca fui no cinema. Nem imagino como seja. Já minhas filhas vão quando tem excursão”, explica.
O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 60 mil espectadores em mais de 450 sessões gratuitas realizadas em comunidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Foram exibidos na tela do CineB mais de 100 longas-metragens e 69 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
Por favor, atualize com mais frequência devido
ao fato de que eu realmente desfrutar da sua página de blog.
Obrigado!