O CineB foi até a cidade de Guarulhos, na segunda-feira, 25/02, para exibir o longa-metragem “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé. Projeto participou de inauguração de uma universidade e exibiu o filme em sessão simultânea.
Alunos da Universidade São Judas da cidade de Guarulhos acompanharam, pela primeira vez, uma sessão de cinema brasileiro no último dia 25 de fevereiro. A unidade da Universidade abriu suas portas para os alunos e contou com uma sessão especial do CineB, que exibiu o longa-metragem “Era o Hotel Cambridge”, da cineasta Eliane Caffé.
O filme aborda a questão das ocupações nos prédios do Centro de São Paulo. Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas. “Era o Hotel Cambridge” mescla atores profissionais como José Dumont e Suely Franco com moradores e lideranças da ocupação como Carmen Silva, Isam Ahamadi Issa e Guylain Mukendi. O filme foi premiado em diversos festivais de cinema do mundo como o Festival de San Sebatian (Espanha) e Festival de Cinema e Direitos Humanos (Suíça) além da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Cerca de 200 alunos de gestão (Administração, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Ciências Contábeis) e engenharia (Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção) acompanharam, de forma simultânea, reunidos em auditórios diferentes, ao filme de Eliane Caffé.
Para Denis Lopes, diretor da unidade Guarulhos da Universidade São Judas, inaugurar o campus com uma atividade cultural é um privilégio. “A gente precisa valorizar o cinema nacional. É uma oportunidade essa interação da sétima arte com a educação. Possibilita uma discussão de conteúdo bem interessante para os nossos alunos”, destaca. Os alunos acompanharam a sessão e elogiaram a organização do projeto, que ao final da exibição sorteou camisetas nos dois auditórios.
O Coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos, comemorou a exibição simultânea, inédita nos 12 anos de existência do projeto. “Foi diferente e possibilitou alcançar um público bem maior. Aproveito para agradecer os professores e a equipe técnica da Universidade os quais seria impossível realizar uma exibição simultânea”, elogiou.
O CineB Solar é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva cinema brasileiro para várias regiões da cidade. O projeto, já contabiliza um público superior a 64 mil pessoas em mais de 512 sessões gratuitas em comunidades, escolas e universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 124 longas metragens e 73 curtas metragens.
Realmente foi muito importante a participação do CineB na São Judas Guarulhos, percebi o quanto os alunos e docentes entenderam a importância da arte ma academia trazendo a discussão e a possibilidade da multidisciplinaridade.