Estudantes de comunicação do Centro Universitário Fiam-Famm, unidade Ana Rosa, participaram, na última quarta-feira, 23/10, de sessão e debate do documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa.
O projeto CineB e o Centro Universitário Fiam-Faam são parceiros de longa data na organização de sessões de cinema com o melhor da produção brasileira atual. E na última quarta-feira, 23/10/2019, se uniram mais uma vez para exibir, no auditório da Unidade Ana Rosa, Zona Sul de São Paulo, o documentário “Democracia em Vertigem”.
O longa-metragem da jovem cineasta Petra Costa desvela, num tom autoral e intimista, o processo de impeachment da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e analisa todo o processo de polarização política e da ascensão da extrema-direita ao poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Palácio da Alvorada enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma e a prisão do ex-presidente Lula. Circulou por festivais e estreou na Netflix, o site mais popular de streaming do mundo, em julho. Foi eleito pelo jornal New York Times um dos oito filmes mais importantes do ano.
A sessão aconteceu durante a Semana de Comunicação e contou com a presença dos alunos dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas que, ao final da exibição, participaram de um debate com o professor de jornalismo Eduardo Luiz Correia e o diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Marcelo Gonçalves. Os debatedores enfatizaram que produções independentes como a de Petra, ajudam o país a entender, de uma forma mais ampla e crítica, os fenômenos políticos e sociais que o país atravessa. E que profissionais de comunicação precisam ter um olhar para esse mercado.
Correa lembrou que mesmo o filme sendo acessível na plataforma de streaming Netflix, o debate é fundamental para construir uma visão crítica sobre os fatos e acontecimentos. “No debate você tem a oportunidade de ouvir outras vozes sobre o mesmo tema, colocar contrapontos e fazer a reflexão”, o que enriquece quem participa, segundo ele.
Gonçalves, diretor de Cultura do Sindicato dos Bancários contou que assistiu o documentário pela primeira vez junto com os estudantes e o achou bastante provocador: “ele faz a crítica dos governos Lula e Dilma, mas revela as intenções dos governos Temer e Bolsonaro, o porquê se provocou um golpe, e quais seus objetivos. No final, Petra cita um pensador grego, que fala que a democracia só funciona quando é conveniente para as elites”, destaca.
Sara Corse, aluna do quatro semestre de Rádio TV, contou que já tinha visto o filme. “Ele já foi muito presente nas discussões de bar, mas achei o nosso debate um pouco menos caloroso do que imaginei que poderia ser. Acho que talvez a gente está vivendo um momento de anestesia política, é tanta merda acontecendo que esta é só mais uma e vamos lá, vamos ver como que acaba”, reflete.
Já para Maitê Simões da Parva Araújo, sexto semestre de Publicidade e Propaganda, foi muito bom o debate dentro da universidade. “Falta isso para nós, comunicadores, porque a comunicação é um agente de mudança e quanto mais comunicadores conscientes tivermos, mais a gente consegue transformar, abrir a mente da sociedade”, sugere.
SOBRE O CINEB
O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
Eu descobri mensagens bom blog aqui. Eu gosto da
maneira que você descreve. Então excelente!