Escola no Capão recebe CineB Solar pela 1ª vez

A EE Prof. Leopoldo Santana, localizada no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, recebeu o CineB Solar na última quinta-feira, 25/10, para exibir “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, ao ar livre.

Estacionamento da escola virou uma imensa sala de cinema

Depois dos alunos da Escola Estadual (EE) Prof. Leopoldo Santana, localizada no Jardim Gismar, região do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, participarem da sessão de estreia do filme “Bacurau” na Sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo (veja a matéria aqui), foi a vez do CineB Solar visitar, na última sexta-feira, 25/10/2019, a escola para exibir o longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert.

O filme de 2015 vem fazendo sucesso nas exibições do projeto, e não foi diferente entre os estudantes de Ensino Médio da escola, que atende cerca de 1.500 alunos. A sessão, ao ar livre, aconteceu na área de estacionamento da unidade escolar, e apresentou a história de Val, papel de Regina Casé, uma empregada doméstica que deixou o interior de Pernambuco para passar 13 anos como babá do menino Fabinho, em São Paulo, e convive com a culpa de não ter criado sua filha Jéssica. Um dia, recebe um telefonema da filha que quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular.

Alunos que integram o GT Street fizeram uma apresentação de Street Dance

Antes da exibição, houve a apresentação do grupo de dança GT Street formado por alunos do Ensino Médio, há cerca de cinco meses, para participar de uma gincana organizado pela escola. “O grupo surgiu quando tivemos a oportunidade de nos apresentar em um show de talentos da escola. Como a gente se tornou muito amigos, decidimos nos juntamos para criar o grupo e se apresentar em outros lugares, outras escolas, e espalhar a dança por ai”, explica Gabriel de Souza. Nathalia de Oliveira Macedo, aluna do 1º ano do ensino médio, já se considera uma bailarina. “A gente dança desde forró até dança de rua ou contemporânea, o que for melhor para gente”, destaca.

Elder Vieira Miranda, diretor da escola, acredita que se associar ao CineB Solar é mais uma oportunidade para fornecer acesso à cultura, ao cinema de qualidade, aos jovens. “Faz parte da formação integral que queremos dar. Temos atividades ligadas à recreação, esporte, atividades sociais e o cinema entra como mais uma das pontas das atividades que a gente desenvolve”, explica.

Elder Miranda, diretor da escola, e Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar, na abertura da sessão

Após a sessão, o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos, conversou com vários alunos, que deixaram sua impressão sobre o filme, como foi o caso de Kevin Kleber, aluno do terceiro ano colegial, que integra o Grêmio Estudantil e estuda teatro e música. “Eles quiseram mostrar uma realidade que poucos mostram, que é a realidade das domésticas, do quão difícil é para as pessoas que vêm de outro lugar para ganhar a vida aqui”, reflete.

SOBRE O CINEB SOLAR
O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *