CineB Solar retorna com formato para as janelas e sessões presenciais

As exibições presenciais retornam depois de pausa de 18 meses, seguindo rígidos protocolos sanitários e com número reduzido de espectadores. Três verões, filme da cineasta Sandra Kogut, será a atração das sessões

 

 

texto: Eduardo Viné Boldt

A pandemia do novo coronavírus obrigou o projeto CineB Solar a se adaptar. Por causa da necessidade do distanciamento social, as exibições passaram a ser realizadas nos formatos online, na janela e autorama, buscando preservar a saúde e cumprir os protocolos sanitários necessários à preservação a saúde da população.

Com o avanço da vacinação, o projeto aos poucos retorna com a presença dos moradores dos bairros atendidos, em exibições coletivas. Mas não sem, mais uma vez, cuidar da saúde e o bem-estar dos espectadores. O CineB Solar segue rigorosos protocolos sanitários de distanciamento, além de restringir o número máximo de participantes.

As apresentações ocorreram em locais abertos, com a permissão de apenas 80 pessoas. Os cuidados começam pela própria equipe de produção, onde todos já foram vacinados. Ainda assim o projeto seguirá estrito procedimento sanitário, com testagem, aferição da temperatura e utilização de máscara durante toda a sessão.

O público também deverá seguir os protocolos, evitando aglomerações. A utilização de máscara é obrigatória durante toda a exibição, com distância de 1,5m entre os assentos. O projeto disponibilizará dispersores com álcool 70%, para a higienização das mãos dos presentes. As entidades participantes ficarão responsáveis pelo controle do acesso as sessões.

O CineB Solar ainda não vão contar com a famosa pipoca do Sr. Antônio, para evitar o consumo de alimentos durante a exibição. Com todos esses protocolos, o CineB Solar busca, aos poucos e com segurança, retornar às atividades paradas a mais de 18 meses.

foto: reprodução

Três Verões

O filme Três Verões será a atração de Outubro no CineB Solar. O longa é dirigido por Sandra Kogut, premiada cineasta e roteirista brasileira e hoje comentarista da GloboNews. A história conta com a participação de Ottávio Muller, Gisele Fróes e Regina Casé. No enredo, Madalena (Regina Casé) gerencia os empregados domésticos de uma mansão a beira-mar. Sonhando em comprar um terreno para montar seu próprio negócio, Madalena pede aos seus patrões um empréstimo a ser pago a longo prazo. Com isso, a protagonista acaba se envolvendo diretamente nos negócios da família. “Três Verões é um filme que faz uma reflexão muito atual, com um olhar especial para as diferenças das classes sociais no Brasil”, destaca Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

Cidálio Vieira, coordenador do CineB solar foto: arquivo CineB Solar

 

A diretora celebrou em suas redes sociais a indicação do seu longa com finalista em sete categorias no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de novembro de 2021, com transmissão da Tv Cultura. O prêmio é promovido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

foto: reprodução

 

Agenda

 

CINEMA BRASILEIRO NO E.E.PROFESSOR LEOPOLDO SANTANA

Dias 13, 14 de outubro, às 19 horas, na quadra da escola.

 

CINEMA BRASILEIRO NO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PAZ

Dia 26 de outubro, às 20 horas, no salão Paroquial Santuário Nossa Senhora da Paz.

 

CINEMA BRASILEIRO EMEF Leonel Franca Padre

DIA  27 de outubro, às 19 horas, no pátio da escola

 

Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

 

 

publicado em 28 de setembro de 2021 às 15h40

atualizado em 29 de setembro de 2021 às 4h05

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *