Jardim Icarai recebe CineB Solar no dia das crianças

Exibição de curtas-metragens brasileiros foi realizada em campo de futebol da comunidade. Evento marcou o retorno das exibições com a presença de espectadores.

por Eduardo Viné Boldt

postado em 20 de outubro de 2021 às 11h

O projeto CineB Solar ocupa pela segunda vez o campo de futebol do jardim Icarai, comunidade localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Além de marcar o retorno das apresentações com a presença dos moradores, a sessão, realizada na tarde de terça-feira (12 de outubro) celebrou o feriado da padroeira do Brasil e o dia das crianças.

O CineB voltou ao Jardim Icarai, na Zona Sul da capital, para uma sessão especial no dia das crianças foto: Eduardo Viné Boldt

Os moradores da região tiveram uma participação ativa na organização da sessão. A assessora parlamentar Maria Marlene da Silva (32) cresceu no bairro e hoje é uma das líderes da comunidade. Ela, o idealizador do projeto, Luiz Cláudio Marcolino, e a equipe do vereador Alfredinho (PT) articularam a exibição no bairro.  Marlene coordenou ainda uma equipe de voluntários da própria comunidade, para que o evento pudesse ser realizado.

Equipe de moradores da comunidade que ajudaram na organização do evento foto: Eduardo Viné Boldt

A moradora fala da presença do projeto no Jardim Icarai e da oportunidade de assistir filmes bem perto de suas casas.

Mais de duzentas crianças participaram da festa. Apesar da diminuição dos casos de covid pelo estado de São Paulo, o CineB Solar seguiu rígidos protocolos sanitários. As cadeiras guardaram distanciamento de um metro e meio, e foram espalhadas pelo campo da comunidade. Só puderam acessar o campo crianças e adultos acompanhantes, todos utilizando máscaras e álcool em gel disponibilizados pelo projeto.

O dia das crianças no jardim Icarai foi comemorado com uma sessão de cinema. Foto: Eduardo Viné Boldt

A filha da Marlene, a Manuela Guedes, também esteve entre as crianças que compareceram à exibição. Por causa da pandemia, a festa tradicionalmente realizada na comunidade não pode ser realizada. Por isso a pequena Manu estava ansiosa pela sessão de cinema e a distribuição de brinquedos, que aconteceu no final são sessão. Foram distribuídos 348 brinquedos às crianças moradoras do bairro. Um microempresário local ficou responsável pelo bolo da festa.

Manuela Guedes (5), vestida de chapeuzinho vermelho, espera o inicio da sessão. Foto: Eduardo Viné Boldt

O vereador Alfredinho (PT) esteve na sessão para acompanhar a comemoração do dia das crianças. Com forte ligação com a comunidade, ele pode saudar os amigos e assistir a exibição. O vereador fala da importância do projeto para a população da região.

Curtas exibidos

Procura-se, de Iberê Carvalho

Dono de casa, de Anderson LadoBeco

Salu e o cavalo marinho, de Cecília da Fonte

Nimbus, o caçador de nuvens, de Marco Nick 

Aa aventuras de Pety, de Anahí Borges

Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

9 comments

  1. Que honra participar desse momento com vocês e certeza que vira outros

  2. Eu fiquei muito inprecionada tinha muita criança muitos adultos e a organização tá de parabéns parabéns a todos envolvidos foi maravilhoso ninguém nunca viu nada assim

  3. Lindo demais esse trabalho com as crianças no Jd. Icaraí. Tenho certeza que ficará na memória afetiva de cada uma dessas crianças, e terá um significado especial no futuro delas já adultas.

  4. Parabéns a todos os envolvidos. A comunidade precisa de ações assim

  5. Foi um prazer enorme fazer parte dessa equipe e ver tudo acontecer ainda melhor do que planejamos. Que venha muitas outras oportunidades iguais oi melhor que essa obrigada CineB por trazer alegria a tantas crianças.

  6. foi incrivel nunca a criançada tão feliz igual no dia do cinema, espero por isso mais vezes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.