Um dos maiores talentos de sua geração, ator faleceu a dois meses vítima da COVID-19
Texto: Eduardo Viné Boldt
Sucesso de público e crítica, o filme “Minha mãe é uma peça” será exibido pelo projeto CineB Solar na Janela. A apresentação acontece no sábado, dia 12 de junho, para os moradores do condomínio residencial Franca, localizado na zona oeste da capital paulista.

O filme foi escrito e protagonizado pelo ator Paulo Gustavo, que falaceu no dia 04 de maio, vítima da covid-19. “Faremos uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, exibindo o filme. Na abertura da sessão terá um depoimento do cover da Dona Hermínia” diz o coordenador do projeto Cidálio Vieira. O ator Maxwell Cesar Alves da Costa, cover da personagem Dona Hermínia, participará através de vídeo enviado exclusivamente para a apresentação.
Minha mãe é uma peça
A comédia narra a história de divertida relação familiar entre uma mãe de meia idade e seus filhos adolescentes. Hermínia, personagem inspirado em dona Déa Lúcia, mãe do ator, é uma dona de casa divorciada que não larga o pé de seus filhos adolescentes. Em um momento de crise, ela sai de casa deixando seus filhos sozinhos, preocupados com o seu paradeiro.
O elenco conta ainda com a presença de Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli e Samantha Schmütz. O filme foi produzido em 2013 e alcançou mais de 4 milhões de espectadores nas salas de cinema daquele ano. O roteiro da comédia foi baseado em peça de teatro também escrita e estrelada pelo ator.
Homenagem
O ator se destacou rapidamente pela irreverência e naturalidade com que representava suas personagens, conquistando o público brasileiro. “Paulo Gustavo mudou a história do cinema nacional, levando milhões de pessoas as salas de exibição”, lembra Cidálio Vieira. Ator, humorista e escritor, Paulo Gustavo nos deixou no dia 04 de maio após lutar por quase dois meses contra a COVID-19. Com apenas 42 anos, o niteroiense construiu uma carreira sólida através de obras importantes na tv, cinema e teatro. Além de “Minha mãe é uma peça”, franquia de maior sucesso de público e bilheteria do cinema brasileiro, o ator estrelou também os programas “Vai que cola” e “220 volts”. Deixou o marido Thales Bretas e um casal de filhos, Gael e Flora.

Dia dos Namorados com cinema e leitura
A sessão vai acontecer bem no dia dos namorados. É uma oportunidade para os casais celebrarem essa data matando a saudade da tela grande. Além disso, a exibição contará com o sorteio de livros. Isso porque o CineB Solar e o coletivo Letraria firmaram parceria para a distribuição de obras literárias.
A Letraria é um coletivo que recebe doações de bibliotecas, editoras, livrarias e pessoas físicas com o objetivo de democratizar a leitura e o acesso aos livros. A parceria, firmada no inicio do ano, já conta com mais de 100 livros prontos para serem distribuídos durante as exibições do projeto CineB Solar.
CINEB SOLAR NA JANELA: CINEMA BRASILEIRO NO RESIDENCIAL FRANCA
FILME: MINHA MÃE É UMA PEÇA
DIA: 12 DE JUNHO – SÁBADO – 18hs
LOCAL: Condomínio Residencial Franca
ENDEREÇO: Av Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia,7.443
Sobre o CineB Solar
Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.