CINEB SOLAR PROMOVE EXIBIÇÃO DE MARIGHELLA EM OCUPAÇÃO DO MTST

Evento em parceria com o MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto contará com a presença do ator e diretor do filme, Wagner Moura, e dos atores Henrique Vieira, Bella Camero, Humberto Carrão e Felipe Braga, além do coordenador nacional do MTST,  Guilherme Boulos e do idealizador do projeto CineB Solar e vice-presidente da CUT Estadual, Luiz Cláudio Marcolino

A programação de retomada das atividades presenciais do CineB Solar, parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções, prossegue com a exibição gratuita do longa-metragem nacional Marighella, de Wagner Moura. A sessão acontece dia 11 de novembro, quinta-feira, às 18h, na Ocupação Carolina Maria de Jesus, do MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto no bairro Jardim Iguatemi, Zona Leste de São Paulo.

Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, Marighella estreou oficialmente nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 4 de novembro de 2021, exatamente 52 anos após o assassinato de Carlos Marighella pela Ditadura Militar Brasileira, em 1969. Desde então, o filme alcançou 100 mil espectadores em 300 salas, incluindo as sessões de pré-estreias.

Marighella traz no elenco Seu Jorge, no papel-título, Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros. O filme conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960.

Comandando um grupo de jovens revolucionários, Marighella (Seu Jorge) tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.

Presença de Wagner Moura

A exibição de Marighella contará com a presença do ator e diretor do filme, Wagner Moura, e dos atores Henrique Vieira, Bella Camero, Humberto Carrão e Felipe Braga, além do coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos e do e do idealizador do projeto CineB Solar e vice-presidente da CUT Estadual, Luiz Cláudio Marcolino.

A Ocupação Carolina Maria de Jesus fica no bairro Jardim Iguatemi em terreno ocupado, em maio deste ano, por 600 famílias. Hoje conta com mais de dois mil núcleos familiares, que resistem na luta por moradia. O nome da ocupação é uma homenagem a escritora mineira que publicou na década de 60 o livro Quarto de Despejo: Diário de uma favelada.

“Em 15 anos de projeto, já exibimos vários filmes com o MTST, inclusive fazendo a pré-estreia do filme Bacurau, que foi um sucesso e agora com o filme Marighella“, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

Protocolos de segurança

Após uma pausa de 18 meses devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto CineB Solar retomou gradualmente suas exibições presenciais e coletivas no dia 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. O retorno ocorreu no Campo de Futebol do Jardim Icaraí, na Zona Sul de São Paulo.

Visando o bem-estar dos espectadores, as sessões durante esta retomada seguem protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições.

Mais sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Serviço:

O quê: Exibição Marighella no CineB Solar.

Quando: Dia 11 de novembro, quinta-feira, às 18h, na Ocupação Carolina Maria de Jesus do MTST.

Filme exibido:

Marighella – (Wagner Moura – Brasil – 2021 – 155 minutos – 16 anos – Drama).

Sinopse: 1969. Marighella não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Em Marighella, o inimigo número 1 da Ditadura Militar tenta articular uma frente de resistência enquanto denuncia o horror da tortura e a infâmia da censura instalados por um regime opressor. Em uma experiência radical de combate, ele o faz em nome de um povo cujo apoio à sua causa é incerto — enquanto procura cumprir a promessa de reencontrar o filho, de quem por anos se manteve distante, como forma de protegê-lo.

Confira o trailer do filme

Assessoria de Imprensa
Nossa Senhora da Pauta
Frederico Paula – MTb-SP: 28.319
(11) 99658-3575 | frederico@nossasenhoradapauta.com.br

publicado em 02 de novembro de 2021 às 10 horas. Atualizado em 05 de novembro de 2021

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *