A ORQUESTRA DOS MENINOS
O CineB de hoje foi realizado na pacata região da grande São Paulo, Cipó, distrito de Umbu-Guaçu. O Ginásio Valter dos Reis foi transformado em uma grande sala de cinema e a sessão contou com mais de 100 pessoas da comunidade!
Mais uma vez, o Cidálio Vieira Santos, como um bom show man, mandou ver ao microfone entretendo o público. De pouco em pouco, curiosos iam passando, entrando, se acomodando, experimentando uma pipoquinha…
Quando as luzes se apagaram as cadeiras já estavam ocupadas. Até o prefeito de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva chegou para prestigiar a sessão!
Aí sim, com a sala cheia, A Orquestra dos Meninos começou emocionando a todos com sua história.
CIPÓ
O prefeito Clodoaldo agradeceu a vinda do CineB em Embu. “Isso é bom, pois esta é uma comunidade ainda carente de cultura, nosso governo começou do zero e já temos um projeto para construção de um teatro em 2010”, disse o prefeito. “Temos muitos artistas em nossas escolas, precisamos dar bases para que eles se desenvolvam, por isso já começamos cursos de dança e teatro”, acrescentou.
“Na primeira vez que o CineB veio aqui, já soliticamos uma nova sessão, que é a de hoje, porque toda população do bairro gosta muito de cultura e aqui fica longe de onde tem essas atividades”, disse a diretora da secretaria de cultura de Embu-Guaçu, Zilda Martins Almeida.
Cipó é muito distante de São Paulo, o que encarece muito um cineminha de fim de semana. As autoridades locais enxergaram que precisariam trazer, portanto, essas opções de diversão, cultura e arte para dentro da comunidade.
Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé. “Temos 15 projetos em andamento, num deles, em parceria com os governos estaduais e federais, pretendemos construir um cinema em Embu, o que é muito animador”, disse o padre Gean Carlos.
Enquanto isso, a prefeitura conseguiu ser criativa. Disponibilizou um ônibus para que a população, principalmente as crianças, sejam levadas ao cinema mais próximo.
Vamos torcer para que dê certo a construção do cinema local!
PEQUENO FOTÓGRAFO
Talles de 9 anos e seu irmão Hector de 7 gostam muito de assistir filmes, assim como a mãe Elaine. Mas foi a primeira vez que assistiram a um filme na grande tela. O amiginho deles, Welder foi assistir Homem Aranha uns tempos atrás no cinema. Eles disseram que os filmes preferidos são os três Tranformers, os quais já assistiram.
“Peraí, não tem três filmes dos Transformers!”, eu digo. Eles param e se entreolham. O Welder diz que só têm dois filmes. Os três concordam. Talles, um garotinho pra lá de simpático pede então para bater uma foto minha. Coloco a alça da câmera com cuidado no seu braço e ele vai lá bater a foto. Saí com cara de loco. Aí, seu irmão Hector quis também. A foto do Hector ficou boazinha, só cortou um tiquinho o Welder… rss! Taí galera! Gostaram do trabalho deste pequeno fotógrafo?
CINEMA É DO COISA RUIM?
Outra estréia no cinema foi de Hilario Alves de Oliveira, poeta. Foi criado na roça e por isso demorou um bom tempo até conseguir ver um filme na grande tela. Ele trabalhou como funcionário de um cinema uma vez, mas disse que o lugar não funcionou muito tempo, acabou fechando. Era o bilheteiro e por isso, nunca foi ver os filmes que estavam em cartaz. Apesar de ser um criador literário, disse que prefere os filmes a leitura. “Não gosto de ler, gosto de escrever e assistir filmes, geralmente os vejo na televisão”, diz Hilario.
No meio de muitos membros de uma família, Esmeralda Augusta da Silva também foi criada na roça, assim como Hilario. Ela disse que quando era pequena, há 50 anos atrás, seus pais viam o cinema como algo ruim. “Nunca meus pais me levaram ao cinema, eu nunca fui, mas sempre deixei minhas filhas irem”, diz Esmeralda. Ela não concorda que cinema seja algo ruim para as pessoas e assiste filmes em casa, com a família. Seu preferido é Dois filhos de Francisco. “Mas eu chorei tanto que não quero assistir aquele filme de novo”, disse Esmeralda, depois de fazer uma careta.
Nítida relação de amor e ódio… Você por acaso tem algum filme assim? Que você ame e odeie ao mesmo tempo?
TERROR, TERROR, TERROR!
Alzira Barboza de Jesus gosta de comédia. Gosta de rir com os filmes. Sua filha Elizete Barboza de Jesus curte terror pra sentir um friozinho na barriga de vez em quando. Mesmo assim veio e trouxe as duas filhas para assistir ao A orquestra dos Meninos, de Paulo Thiago, com os atores Murilo Rosa, Priscila Fantin e Othon Bastos, no papel de um canalha de marca maior!
PRÓXIMA SESSÃO: PRÉ-ESTRÉIA ESPECIAL DO FILME OURO NEGRO
Sabe aquele ônibus que a prefeitura disponibiliza para a população de Embu-Guaçu ir ao cinema? Pois bem, no CineB de amanhã, 26 de novembro, terá a pré-estréia do filme Ouro Negro, de Isa Albuquerque. O pessoal do Cipó poderá tomar este ônibus para chegar lá na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Oscasco e Região, no centro de São Paulo, mais precisamente na rua São Bento, 413.
Se você também quer assistir a este filme, mande um e-mail para cidalio@brazucah.com.br e reserve seu ingresso! A sessão começa 19:30 e terá a presença da diretora do filme, a cineasta Isa Albuquerque.
Ouro Negro conta a história de um médico e geólogo alemão (Odilon Wagner) que sonha em montar uma companhia de petróleo. Numa Alagoas no início do século XX, diversas tramas permeiam esta história em torno do ouro negro. O elenco também é composto por Danton Mello, Thiago Fragoso e Chico Diaz.
0~0