Em Perus, alunos, professores e comunidade escolar assistiram ao filme À Beira do Caminho, de Breno Silveira
Texto de Guilherme Zacarias e fotos de Bruno Pinheiro
Com a presença de 120 pessoas, entre alunos, responsáveis e professores, a EMEF Profa. Philó Gonçalves dos Santos recebeu a penúltima exibição do filme À Beira do Caminho, do diretor Breno Silveira, na última quinta-feira (24). Essa foi a primeira vez do projeto na escola e um retorno do CineB Solar à Perus, na zona norte.
“Chegamos aqui após o convite da professora do Cieja de Perus, Cristiane Maria Fialho, que indicou o projeto para a professora Alessandra Roldão”, explicou o coordenador do projeto, Cidálio Vieira, durante a cerimônia de abertura da sessão, que também contou com as falas da coordenação e direção da escola.

Alessandra Roldão, 49, é professora de língua portuguesa e trabalha na EMEF Philó com turmas do Ensino Fundamental, além de dar aulas numa outra escola para jovens e adultos. “Eu entendo o cinema como um complemento da minha disciplina, o cinema é a sétima arte que ajuda os alunos a adquirirem mais conhecimento e melhorarem o poder de escrita e argumentação.”

Iris Siqueira, 45, é coordenadora pedagógica da escola há um ano e ajudou na organização da sessão. “Nós distribuímos todos os ingressos e hoje mesmo alguns alunos nos procuraram para pedir mais”, destacou. Poucos minutos antes da exibição, uma fila se formou na entrada da quadra, onde a estrutura do CineB Solar já estava montada.
A EMEF Philó funciona diariamente nos períodos da manhã e da tarde, com turmas da primeira série ao nono ano. Para receber a exibição, a gestão organizou os horários de reposição e garantiu que a escola ficasse aberta à comunidade à noite.

Eder de Oliveira também é coordenador pedagógico na escola e ex-morador de Perus, onde cresceu e estudou até se formar na faculdade. “Eu não sabia que o projeto existia e ficamos muito felizes com a indicação da professora Alessandra, já que é um costume da escola trabalhar atividades culturais com os alunos”, apontou.
Participação do elenco de À Beira do Caminho
O filme À Beira do Caminho foi lançado em 2012 e conta com um elenco de peso, com João Miguel, Dira Paes, Vinicius Nascimento e Ângelo Antônio interpretando os principais personagens da história. Três desses grandes atores reservaram um tempo na agenda para gravar um recado aos espectadores da sessão. Veja a seguir.
João Miguel interpreta João, um caminhoneiro solitário que vive nas estradas Brasileiras se aventurando e fugindo do passado conturbado, com a morte da ex-mulher e o abandono de sua filha.
Vinicius Nascimento é Duda, um garoto que acaba de perder a mãe e cruza com o caminho de João, com quem pega carona e desenvolve um forte laço.
Dira Paes é Rosa, uma amante atraente e encantadora, que mostra ao caminhoneiro que todo encontro pode ser marcante, se vivido intensamente.
A força dos reencontros
Parte da emoção de levar o cinema brasileiro cada vez mais longe é encontrar histórias como a do Cauã Bueno, de 11 anos. Ele nunca foi ao cinema e ficou encantado com a estrutura levada pelo CineB Solar pra quadra da sua própria escola. “Eu gostei da pipoca, do filme, de tudo”, destacou o estudante, que estava acompanhado pelos colegas Joel e Pedro Fernandes.
Como em toda sessão, após o filme um debate é proposto para ouvir as impressões da comunidade sobre o longa, o roteiro e outros detalhes da experiência. “Acho interessante o João dar proteção e abrigo pro Duda, é bonito ele entender a dor do menino e ajudá-lo a seguir seu caminho”, compartilhou a estudante Thainá Oliveira, 12.

Daiane e Alexandre Oliveira são os pais da pequena Lara, que está no sétimo ano do ensino fundamental e não tirava os olhos do telão. A família é moradora de Perus desde que a Lara nasceu e reconheceram a importância de levar o CineB Solar a mais escolas. “A gente gosta de ir ao cinema, mas não é todo mundo que pode e tem acesso”, apontaram.

Léia Cristina, 29, é mãe solo e como tinha que dar conta das atividades de casa, não conseguiu assistir ao filme, mas garantiu que as filhas Emilly, 12, e Eloá, 11, participassem. “Acho importante esse tipo de atividade, com a pandemia elas ficaram mais retraídas e vir até a escola, passar mais tempo com os colegas e assistir ao filme faz que eles se interessem mais por esse espaço e pela cultura, claro”, defendeu a responsável.

Ao final da sessão, a comunidade pôde conhecer a van do projeto, que tem uma tecnologia para captar e armazenar energia solar, utilizada para alimentar os equipamentos durante a exibição do filme.









































Projeto fantástico! Foi muito bom receber o CineB Solar em nossa escola, os estudantes adoraram! Receber alunos e pais fora do horário escolar, evidenciou a necessidade de projetos como este em todos os bairros da cidade de São Paulo, afinal cinema também é educação e cultura. Parabéns, família CineB!
Foi uma noite realmente maravilhosa. Achei o projeto magnífico e espero que mais escolas tenham o privilégio de ter essa experiência maravilhosa. Afinal não são todos que tem condição ou até mesmo acesso ao cinema.
Quero expressar meu enorme agradecimento a minha maravilhosa professora Alessandra Roldão e a toda a produção do CineB Solar.