CineB Solar encerra temporada de exibições de À Beira do Caminho em Itapecerica da Serra

Mais de 70 pessoas da comunidade se reuniram na sexta-feira de carnaval (25/2) para assistir ao filme na na Escola Estadual João Baptista de Oliveira

Comunidade à espera do começo da sessão / Foto: Bruno Pinheiro

Texto de Guilherme Zacarias e fotos de Bruno Pinheiro

Na sexta-feira de carnaval (25/2), alunos, professores e outros membros da comunidade escolar da E.E. João Baptista de Oliveira, no centro de Itapecerica da Serra, se reuniram na entrada da unidade para assistir ao filme À Beira do Caminho, de Breno Silveira. Essa foi a última exibição do longa na temporada de início de ano do CineB Solar.

Professor Elias Frameskui na cerimônia de abertura da exibição / Foto: Bruno Pinheiro

O projeto, que leva o cinema nacional para as periferias da Grande São Paulo, chegou à Itapecerica após o convite do professor de biologia, Elias Frameskui, 54, que dá aulas para turmas do Ensino de Jovens e Adultos da unidade (EJA). Há 4 anos na escola e mais 30 na rede estadual, o biólogo é entusiasta da educação emancipadora, acreditando na e no cinema como ferramentas de transformação social.

“Isso aqui é pra gente sair da casinha, pra não ficar só na sala de aula com aquela rotina que a gente já conhece”, disse o professor aos presentes durante a abertura da sessão. “Eu assisti ao filme Doutor Gama, um filme de reflexão, e hoje vamos ver um outro sucesso brasileiro, um filme para se emocionar”, completou o professor.

Cristiano José comanda a gestão da escola há três anos e prometo novas ações culturais / Foto: Bruno Pinheiro

O diretor da escola, Cristiano José, que está há pouco mais de três anos no cargo, também destacou que é uma meta da unidade ampliar as ações culturais para os alunos, que carecem dessas iniciativas. “Esse é um projeto legal, é um projeto que envolveu todo o grupo de professores e com certeza é só o primeiro de muitos projetos que ainda traremos pra escola”, explicou.

A escola conta com 11 salas de aula, 40 turmas em três períodos e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. Todos os professores do período noturno participaram da exibição, assim como outros alunos do EJA, do ensino médio regular e outros membros da comunidade escolar. Na foto à esquerda, os professores, à direita a maioria dos presentes.

Equipe de professores do período noturno / Foto: Bruno Pinheiro

Participação do elenco de À Beira do Caminho

O filme À Beira do Caminho foi lançado em 2012 e conta com um elenco de peso, com João Miguel, Dira Paes, Vinicius Nascimento e Ângelo Antônio interpretando os principais personagens da história. Três desses grandes atores reservaram um tempo na agenda para gravar um recado aos espectadores da sessão. Veja a seguir.

João Miguel interpreta João, um caminhoneiro solitário que vive nas estradas Brasileiras se aventurando e fugindo do passado conturbado, com a morte da ex-mulher e o abandono de sua filha.

Vinicius Nascimento é Duda, um garoto que acaba de perder a mãe e cruza com o caminho de João, com quem pega carona e desenvolve um forte laço.

Dira Paes é Rosa, uma amante atraente e encantadora, que mostra ao caminhoneiro que todo encontro pode ser marcante, se vivido intensamente.

Momentos de reflexão, antes e depois do filme

Para aquecer a turma presente e testar seus conhecimentos sobre o cinema nacional, foi proposta uma rápida brincadeira: duas duplas, formadas por um professor e um aluno, tinham que escrever uma lista com o máximo de filmes brasileiros que tinham assistido nos últimos anos em cinco minutos. A brincadeira serviu de gatilho para o debate sobre a importância de valorizar as produções nacionais.

“Ele demonstra que quanto mais bruto que a pessoa seja, o amor supera tudo. Foi com amor que uniu os dois personagens”, apontou a aluna Maria Isabel Correia, 64, no debate sobre o filme. Maria Isabel é colega de classe da Maria José Leite, 55, que também participou da discussão.

Amigas e colegas de classe, Maria Isabel (esq.) e Maria José (dir.) adoraram o filme / Foto: Bruno Pinheiro

“Hoje, pra você ser pai é ser mãe é preciso dar amor e carinho. Esse menino em busca do pai me lembra muito os adolescentes que acabam sendo pais muito cedo por falta de diálogo e projeto de vida”, defendeu a Maria José. Ela é massoterapeuta e voltou à escola para terminar o ensino médio.

Como em todo final de sessão, o sorteio de brindes do CineB Solar ganhou um reforço. A gestão da E.E. João Baptista comprou um secador de cabelos e uma máquina de barbear para sortear aos presentes. Kaique Cassiano, 16, que é barbeiro autodidata, comemorou a sorte de pré-carnaval: “Gostou muito! É a maquininha que eu estava precisando pra treinar”.

Sem pátio, sem cantina e muita espera

Um caso que chamou a atenção do projeto foi a impossibilidade de exibir o filme do pátio da escola, como foi previamente combinado. Além de não poder levar a van que capta energia solar, e é utilizada para a transmissão, o pátio e toda a área ao redor estava interditada pela Defesa Civil de Itapecerica da Serra.

No início do ano, por causa das fortes chuvas, a direção foi notificada pelo órgão municipal sobre um possível deslizamento de terra de um morro vizinho à escola. Com isso, um banheiro, a cozinha, a cantina e o pátio foram interditados e não podem ser usados até que uma obra de reparação da área seja realizada.

Segundo relatos de alunos, “a escola ficou pequena” com a interdição dos espaços que antes eram usados de lazer. O diretor contou ao CineB Solar que a secretaria estadual de educação já foi notificada e avisou à escola que uma licitação foi aberta para resolver o problema. Enquanto isso, os alunos seguem sem espaço e comem apenas merenda fria (bolachas, sucos, misturas lácteas).

15 anos de CineB Solar 

Uma parceria entre o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e a Brazucah Produções, o Projeto CineB Solar já leva o cinema nacional para as periferias de São Paulo há 15 anos, alcançando mais de 78 mil espectadores que não tiveram fácil acesso às produções brasileiras.

Quando chegou a pandemia, o CineB Solar se reinventou com exibições on-line e outras iniciativas como o CineB Autorama e o CineB Solar na Janela, ações que respeitam as regras de distanciamento social. Com o avanço da vacinação, e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, as atividades voltaram à ativa.

“A gente já exibiu À Beira do Caminho há alguns anos e ficamos muito felizes em poder exibir novamente nesse ano tão importante pro nosso projeto”, destacou o coordenador do projeto, Cidálio Vieira. “Com a vacinação em dia, podemos voltar à ativa e realizar mais sessões como as de hoje”, completou.

Por fim, mas não menos importante, o projeto CineB Solar agradece a todos os professores e gestão da escola pela recepção, em especial ao coordenador pedagógico e professor de geografia Jerônimo Bispo da Cruz Filho.

Filme exibido:

À Beira do Caminho – (Breno Silveira – Brasil – 2012 – 1h45min – Drama).

Sinopse:

João, um caminhoneiro que roda pelo Brasil tentando esconder os traumas do seu passado, cruza o caminho de Duda, um garoto que perdeu a mãe e está indo para São Paulo tentar achar o pai que não conhece.

One comment

  1. Grato pelo carinho e atenção , esse projeto fantástico leva o cinema até às escolas , proporcionando uma oportunidade a muitos alunos carentes e que nunca foram a uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *