Turma da Mônica – Lições no Parque Novo Grajaú

Novo filme sobre a turminha do Bairro do Limoeiro animou as crianças, mães e colaboradores do Centro de Educação Infantil Venha Conosco

Texto e fotos por Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá, da MediaQuatro

Sexta-feira, 8 de abril, foi um dia de calor com noite de garoa. Por isso, de última hora, as cadeiras que estavam prontas no pátio do Centro de Educação Infantil Venha Conosco, no Parque Novo Grajaú (https://venhaconosco.org.br/ceis/cei-unidade-i/), foram levadas para dentro do prédio. E, como esfriou um pouco, as cerca de 70 crianças, pais, mães e funcionárias da creche não se importaram em ficar bem juntinhos para a sessão.

Para muitas crianças do CEI Venha Conosco, sentar no chão mas ficar na primeira fileira não foi problema

Como conta a diretora Vanessa Cândido Arruda, “a Família Venha Conosco atende 225 crianças nessa unidade, de um total de mais ou menos 1.400 crianças de zero a quatro anos em oito unidades, sempre buscando todos os direitos de aprendizagem, o protagonismo, as vivências, das crianças, dos colaboradores, da comunidade”. Segundo ela, o Núcleo de Promoção Social Venha Conosco é uma entidade sem fins lucrativos que atua não somente no extremo sul da cidade de São Paulo, mas também em cidades como Campinas.

Bruna, da Regional Sul do Sindicato, e Vanessa, diretora do CEI Venha Conosco

“Conhecemos o Projeto CineB Solar através da Bruna, que trabalha na Regional Sul do Sindicato dos Bancários, e estamos muito felizes porque é um projeto realmente voltado à cultura, à comunidade, às famílias. Esse é um momento riquíssimo e importante pra gente. Estamos sem palavras para agradecer e queremos ampliar para outras unidades do Vem Conosco”, explica Vanessa. “Nós fizemos a divulgação da sessão diretamente pros pais, via telefone, e também pelo Facebook e Instagram porque os filmes da Turma da Mônica são muito educativos e nos auxiliam sempre no dia a dia das aprendizagens, do protagonismo e da identidade das crianças”.

A bancária sindicalista a que ela se refere é Bruna Silva, moradora da região e que ajudou a organizar e acompanhou as duas sessões de Turma da Mônica – Lições do fim de semana. “É muito importante e gratificante pra gente que é do bairro, poder voltar a se encontrar, os pais, as crianças, estar juntos, sentir esse calor humano depois de um momento de quase dois anos de pandemia e isolamento, trazer o Projeto CineB Solar para dentro das comunidades”, diz.

“Como moro aqui, a gente conhece de perto a realidade dessas crianças e sabe que muitas, até por conta da questão social, nunca tiveram a oportunidade de ir a um cinema, ver um filme numa tela, comendo uma pipoca”.

A questão social, claro, é importante. Mas assistir a um filme no ambiente conhecido da creche, com clima de cinema, também é fundamental para alguns pais. Esse foi, por exemplo, o motivo principal citado por Caroline Borges, para trazer o filho de quatro anos, Bryan, e a sobrinha Gabriele, cujo irmão também estuda no Venha Conosco, para a sessão. “No cinema é mais complicado porque eles não param quietos pra assistir”, admite. “Então, sendo na escola, que é aqui perto de casa, fica mais fácil pra gente trazer e apresentar pra eles o mundo do cinema”. 

Gabriele, Caroline e Bryan ansiosos pela sessão que tava pra começar

Além da diretora, a participação da equipe que trabalha no Venha Conosco também foi indispensável para o sucesso da sessão. Elas ajudaram na organização e na divulgação e algumas levaram a família. É o caso, por exemplo, de Karina Silva Viana, que trabalha na creche há seis meses e levou os filhos Yago, Luís Otávio e Bernardo. 

Equipe do Venha Conosco fez jus ao nome

“Eles já tinham ido antes ao cinema, mas não foram nenhuma vez durante da pandemia”, contou Karina. “Somente o Yago tinha assistido o filme na escola, mas quis ver novamente. Nós adoramos a sessão e eu vou procurar saber mais sobre o Projeto CineB”.

Karina e família. O filho mais velho, Yago, não tem mais idade pra estudar no Venha Conosco, mas não perdeu a oportunidade de assistir novamente o filme com os irmãos

Outra que curtiu o projeto foi a futura mamãe Bianca Silva Souza Soares, grávida de sete meses e não vê a hora de trazer o bebê pro Venha Conosco. “Com certeza, já falei com a coordenação que assim que acabar a licença maternidade eu trago ele porque o ambiente realmente é muito bom, as pessoas, a equipe”, afirma.

“Eu dificilmente vou ao cinema, nem lembro se já assisti algum filme nacional. Mas eu gosto muito da Turma da Mônica e até ia ver o filme com minhas irmãs, mas achei o projeto muito mais interessante porque contempla a comunidade, as famílias e as crianças que muitas vezes não têm a oportunidade e podem ver na escola.”

Bianca e suas colegas no CEI Venha Conosco

Assista no nosso Instagram (e se ainda não está seguindo, é hora de seguir) o vídeo sobre a sessão produzido por Murilo Campos Durães: https://www.instagram.com/p/Cce21dxFHTo/

E veja abaixo outras fotos da exibição no Venha Conosco:

“TURMA DA MÔNICA – LIÇÕES”, dirigido porDaniel Rezende, é uma sequência de “Turma da Mônica – Laços”, e traz mais uma vez o elenco formado por Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão). Além das duas sessões no último fim de semana já estão programadas mais duas exibições do filme no Projeto CineB Solar: dia 16 de abril, sábado, 19h, na Quadra Comunitária (Rua Domênico Lanzetti, 07-  Jd. São Norberto) e dia 27 de maio, sexta-feira, às 19h, no CEI Vovó Aida Ramos Ferreira, também na Zona Sul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *