CineB Solar comemora aniversário com pré-estreias de Pureza

Projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região completa 15 anos trazendo em primeira mão para suas plateias o premiado filme com Dira Paes no papel de uma mãe em busca do filho

O filme Pureza, dirigido por Renato Barbieri e com produção de Marcus Ligocki, percorreu um longo caminho nos últimos anos por festivais no mundo todo vencendo 28 prêmios. Entre os mais prestigiados estão o de Melhor Filme no júri popular do Mercosul no FAM 2020 e o Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain na França, além dos prêmios de Melhor Atriz para a protagonista Dira Paes no Inffinito Film Festival de Miami e NY e no Seattle Latino Film Festival. Ainda assim, a película, aposta do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2023, segue inédita no Brasil. Mas não por muito tempo.

Em comemoração ao aniversário de 15 anos do CineB Solar, a fita terá duas exibições em pré-estreia exclusivas para as plateias do Projeto no Cieja Perus, segunda-feira 18 de abril, e na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários na terça-feira 19 de abril. A estreia no circuito comercial ocorrerá apenas no dia 28 de abril. E os públicos não podiam ser mais especiais! O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do bairro do Perus, na Zona Norte de São Paulo, atende muitos alunos imigrantes haitianos radicados no bairro. Já na noite seguinte, com a possibilidade de presença de parte do elenco do filme, a festa fará parte também das comemorações dos 99 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, com reservas exclusivamente pelo endereço  producaocineb@brazucah.com.br  informando nome completo, telefone e e-mail. Ah, e não se esqueçam do passaporte vacinal e máscara!

Programação dia 19
18hs – Recepção dos convidados e distribuição de pipocas
18hs45- abertura 
19hs-  exibição do filme 

A história do filme, baseada em fatos reais, retrata a procura de Pureza Lopes Loiola pelo filho Abel (Matheus Abreu) de 19 anos, que saiu do interior do Maranhão para tentar a vida em um garimpo no Pará. Ela viaja por estradas rurais se sujeitando a todo tipo de emprego, inclusive como cozinheira numa fazenda onde vê trabalhadores em condição análoga à escravidão, e depois luta para denunciar o crime às autoridades brasileiras.

Pureza, a maranhense cuja saga é retratada no filme de Barbieri, é considerada um símbolo do combate ao trabalho escravo contemporâneo. Apesar de desconhecida da maioria dos brasileiros, sua luta já foi reconhecida internacionalmente: em outubro de 1997, Pureza Loiola recebeu, em Londres, o Prêmio Anti-Escravidão da ONG Anti-Slavery International.

Então anota na agenda:

FILME: PUREZA (pré-estreia!)

CINEMA BRASILEIRO EM PERUS

DIA: 18 DE ABRIL  – SEGUNDA-FEIRA– 19HS 

LOCAL: Cieja Perus

ENDEREÇO: Rua Francisco José de Barros, 160 – Vila Inácio, São Paulo

RETIRADA DE CONVITES: Na Secretaria do Cieja

e

FILME: PUREZA (pré-estreia!)

CINEMA BRASILEIRO NA PAULISTA

DIA: 19 DE ABRIL  – TERÇA-FEIRA – 19HS 

LOCAL: Espaço Lélia Abramo – Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo                                                                     

ENDEREÇO: Rua Carlos Sampaio, 305                     

RETIRADA DE CONVITES: Pelo email: producaocineb@brazucah.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.