Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, na Zona Norte de São Paulo, abre as portas para sessão de cinema gratuita e ao ar livre.
Texto, entrevistas e fotos: Thais Nozue
Há mais de 40 anos na comunidade do Jardim Peri, o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida tem uma história de luta e resistência. Tudo começou com Dom Paulo Evaristo Arns, que reuniu os religiosos e as religiosas para ocuparem espaços nas periferias. Segundo Irmã Edwiges Giocomozzi, uma das fundadoras do espaço, os mutirões foram feitos pelos moradores, com o apoio das Irmãs Missionárias da Consolata.
Hoje, o Centro Comunitário agrega creches, CCA’s, CJ’s, NCI, SASF, Medida Socioeducativa e o Mova. E foi este último, junto com a comunidade local que receberam o projeto CineB Solar na noite de quinta-feira (12).
“À noite tem mais de 100 adultos que vem buscar cultura e aprendizagem aqui no nosso Centro Comunitário. São eles que estão assistindo ao filme que vocês trouxeram esta noite, para que nossa comunidade conheça o que é o cinema. Eu acho que foi um ideia muito boa, muito bem pensada para oferecer esse tipo de lazer e cultura para nosso povo que gosta disso, mas não tem acesso, muitos pela primeira vez.”, disse Irmã Edwiges.
De fato foi a primeira vez para muitos. Fernando Nunes Lira, aluno do Mova, ficou muito feliz com a oportunidade. “Nunca tinha ido ao cinema. Achei muito legal, bacana.”
No caso das irmãs Vera Lúcia Santana e Marli Aparecida Santana, ambas alunas do Mova, o CineB Solar foi a oportunidade perfeita para trazer a família toda. “Não ia no cinema há um bom tempo. Achei a experiência muito boa. Trouxe a minha filha, minhas duas netas, meu filho e duas irmãs. Pretendo voltar, caso tenha mais.”, disse Vera. “Trouxe meus netos para assistir também. Gostei! Fazia mais de 5 anos que não ia no cinema.”, contou Marli.
Como grande parte das periferias de São Paulo e do Brasil, a região é carente de infraestrutura e investimentos em lazer, cultura e esportes. Porém, em 2014, o Deputado Estadual José Américo (PT) trouxe para o bairro uma emenda para cobertura da quadra poliesportiva irmã Petra, o muro de Arrimo do Jardim Antártica.
Na sessão do CCA Aparecida, o Deputado estava presente para prestigiar o momento, acompanho do idealizador do CineB Solar, Luiz Cláudio Marcolino e o coordenador do projeto Cidálio Vieira.
O sucesso da sessão foi fruto de muita mobilização e apoio da comunidade e da coordenadora do Mova Aparecida, Michelle Marques. Além do Mova Aparecida estavam presentes também as unidades da Vila Dionísia e Peri, com todos os educadores e coordenadores das três unidades
Mova Aparecida
Educadores: Dorivan Ribeiro, Willian Nunes, Maria Alves, Jô Souza, Marli Aparecida e Tais Siqueira.
Coordenadora Michelle Marques
Mova Vila Dionísia
Educadoras Angelita, Carol e Juliana
Coordenador: Marcos
Mova Peri
Educadoras: Maria da Graças Manoel, Maria das Graças Oliveira, Silvani dos Santos, Eva Trindade, Patrícia de Souza
Coordenadora: Maria Aparecida da Silva
Ao final da sessão, a diversão ficou por conta do sorteio de diversos kits de pipoca doce para o público.
CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 80 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.
Oportunidade magnífica para população