CineB Solar completa 15 anos atingindo público de 90.000 pessoas

CineB solar completa 15 anos

Maio é o mês de aniversário do CineB Solar. Foi no dia 21 de maio de 2007 que lançamos o projeto CineB no Café dos Bancários , com exibição  de curtas metragens; e em seguida fizemos o lançamento nas regionais do sindicato : Osasco, oeste e sul .

Selo CineB

Atualmente o CineB  já percorreu 160 bairros da cidade de São Paulo  e 22 cidades fora de São Paulo, democratizando o cinema brasileiro. Durante estes  anos  exibimos 151 longas-metragens e 100 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas.

Através do CineB Solar, muitas pessoas pela primeira vez tiveram a experiência de assistir a um filme no cinema.

O Projeto teve início  com Luiz Cláudio Marcolino, na sua gestão como  presidente do Sindicato dos Bancários de SP;  continuado e ampliado nas gestões de Juvandia Moreira e Ivone Silva.

Luiz Cláudio Marcolino
Juvandia Moreira Leite
 Ivone Silva

Criamos durante estes 15 anos várias ações dentro do projeto:

Selo CineB do cinema brasileiro

Criação de 4 Selos de curtas metragens  CineB do cinema brasileiro ; pois a  exibição de curtas metragens no CineB fez tanto sucesso entre as pessoas, que demonstraram interesse em ter uma cópia desses filmes. Cada Selo CineB custa apenas 5 (cinco) reais e a renda é revertida para os diretores dos filmes e para as comunidades. A ideia inovadora teve seu reconhecimento pelo Ministério da Cultura, sendo premiado pela Secretaria da Economia Criativa e é muito apoiada por diretores e produtores.

Selos CineB

Prêmio CineB do Cinema Brasileiro

Foram 8 (oito) prêmios;  conseguimos reunir no Café dos Bancários os principais cineastas do Brasil ,  premiando com troféu os representantes das comunidades e diretores dos filmes.

Passaram como mestres de cerimônias : Em 2019 a cerimônia foi apresentada pela atriz Guta Strasser , em 2016 pelo ator Ailton Graça, nos anos anteriores contamos com a participação em 2015 do ator Caio Blat, em 2014 foi feita pelo cantor e humorista Falcão, em 2013 pela cantora e atriz Negra Li, em 2012 pelas atrizes Lucélia Santos e
Gorete Milagres, em 2011 pelo ator Caco Ciocler e pelo rapper Thaíde em 2010; que nos deram muita repercussão na imprensa.

Prêmio CineB

Carro com energia solar

CineB Solar é o primeiro carro do Brasil que leva cinema com energia solar; as sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes.

Carro com energia solar

Pré-estreia e sessões especiais

O CineB saiu na frente exibindo filmes importantes  no país  e  com exclusividade. Realizamos as pré-estreia dos filmes:  “Bacurau”, “Raul Seixas – o início , o fim e o meio”, “Sabotage”, “Marighella”, ” Lula, o filho do Brasil “,” Que horas ela volta?” ; sempre com sessões  lotadas na regional  Paulista e no auditório amarelo do Sindicato. Destacamos aqui  duas pré-estreias das mais importantes:  “Bacurau”  e “Marighella”.

Sessão exclusiva  Bacurau no sindicato: ocupando três auditórios, amarelo, azul  e sala da Faculdade 28 de agosto,  tudo no mesmo dia.Total de público presente 400 pessoas. Outra sessão com o filme Bacurau foi  no MTST ocupação nova Palestina, teve a presença de Guilherme Boulos e depoimento da atriz Sonia Braga.

Realizamos 2 sessões especiais com filme “Marighella”:

1-  no MTST com 1.000 pessoas presentes. O evento contou com a presença do diretor do filme, Wagner Moura, e dos atores Henrique Vieira, Bella Camero, Humberto Carrão e Felipe Braga, além de parte da equipe técnica do longa-metragem,e de Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST.


2- Segunda sessão produzimos na quadra dos bancários, 600 pessoas presentes, sendo que foi  pela primeira vez uma sessão do CineB na quadra.

Durante a Pandemia

E em 2020 no momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos:

CineB on-line: Organizamos  lives com representantes do cinema brasileiro, e fizemos também a exibição de filmes para que pudéssemos discutir juntos; CineB Solar na Janela: o projeto selecionou espaços nas comunidades onde havia conjuntos de prédios, montou a tela na rua ou a projeção em parede, e as pessoas assistiram ao filme de suas janelas; e CineB Autorama: retomamos o modelo de exibição dos charmosos DRIVE- INS das décadas de 50 e 60 , ao ar livre, onde as pessoas assistiam aos filmes no conforto de seus carros. Estas ações foram para que todos pudessem ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

CineB Solar na imprensa

Durante estes 15 anos o CineB Solar foi destaque em muitos jornais de bairros, foi destaque nos programas televisão: TV Record, TV Cultura (programa vitrine), TV Alesp, TV Câmara Municipal de São Paulo, programa momento bancário do sindicato, Programa Zoom da Tv Cultura, Portal R7 e para o  único programa de Rap da TV aberta brasileira: o Manos e Minas, da TV Cultura de São Paulo, apresentado pelo rapper Max B.O.


Participação de diretores e elenco dos filmes em debates nas sessões

Alguns dos diretores, atores e personalidades que estiveram presentes nas sessões :
Bruna Lombardi e Carlos  Alberto  Riccelli  – filme  Signo da cidade;
Eduardo Suplicy –  Secretário de Direitos Humanos –Gestão Hadadd;
Denis Feijão  Produtor e Ivan 13P  Diretor  – do filme Sabotage;
Edísio dos Santos, Bruna Oliveira e Kaique de Jesus (do filme TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS);
diretora ANNA MUYLAERT e ator Daniel Botelho – do filme MÃE SÓ HÁ UMA;
diretora Cecilia Engels e atriz Leticia Tomazella do filme APART HORTA;
Tata Amaral diretora e atriz Paula Preta – do filme TRAGO COMIGO;
David Schurmann – diretor filme Pequeno Segredo;
Luiz Villaça diretor – filme Contador de História;
Naná Prudencio – diretora  de Pandemia do Sistema;
Breno Silveira diretor – Dois Filhos de Francisco;
Marcelo Galvão diretor – filme Colegas;
Caru Alves Souza – diretora e a atriz Rita Batata – filme De Menor;
Elisângela Cordeiro – diretora filme BIENVENIDOS A BOA VISTA
Sérgio Gag diretor e Well Darwin produtor filme FIOS DE ALTA TENSÃO

WAGNER MOURA – diretor MARIGHELLA – atores Henrique Vieira, Bella Camero, Humberto Carrão e Felipe Braga, além de parte da equipe técnica do longa-metragem.

Hoje CineB Solar  e o Sindicato dos Bancários de São Paulo são de grande referência nas comunidades e entre os principais cineastas do Brasil que aprovam o projeto .
 
CineB Solar é um projeto cultural, político e social
 
Viva o cinema brasileiro! Viva o CineB SOLAR !!

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *