CINE B Solar apresenta “Tô Ryca 2” em Guaianases

Em noite de risadas e sorteios a Escola Estadual Aquilino Ribeiro tem segunda-feira festiva

Fotos, entrevistas e depoimentos: Thaís Nozue

Quadra lotada da Escola Estadual Aquilino Ribeiro

Os alunos do EJA receberam o projeto CineB Solar na noite de segunda-feira (20), na quadra da escola, localizada na Zona Leste de São Paulo. Foi nossa primeira  sessão com o  filme “Tô Ryca 2” com sucesso na Cohab Juscelino. A diretora Michele Pini se surpreendeu com a infraestrutura do projeto e acredita na importância do cinema dentro da escola.

“Estamos numa comunidade que é muito carente e muitas pessoas que estão na comunidade e frequentam nossa escola nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Então, trazendo o cinema até a escola, é a oportunidade que ela tem de conhecer este tipo de cultura e enriquecer o repertório cultural desses alunos.”

disse a diretora
Diretora Michele Pini

A articulação foi feita em parceria com a aluna Luciana de Oliveira Guerino, vice-presidente da ONG Orgulho de Uma Raça, fundada pela sua mãe Luiza Guerino e seu irmão Luciano de Oliveira Guerino em 2012, que promove palestras judiciárias, feiras de diversos serviços e apresentações Culturais.

Os irmãos Luciano e Luciana da ONG Orgulho de Uma Raça

“Eu conheci o Cine B pelo Luis (Claudio Marcolino) e pela Associação Jaciara. O que eu espero é o melhor para minha comunidade, pois eles não tem esse tipo de cultura e nem acesso a uma sala de cinema. Então, por isso, eu quis trazer isso para minha comunidade, para eles expandirem um pouco, dar uma noite de lazer para nós que do EJA, somos pais, mães e temos a correria do dia a dia. Tenho certeza que essa noite vai ficar marcada na mente deles.”

disse Luciana.
Luciana de Oliveira Guerino

Na fala de abertura, os professores do EJA, o coordenador pedagógico Flavio Antônio dos Santos e Valdina Silva, da Associação dos Ambulantes e Camelôs do Estado de São Paulo receberam, com entusiasmo, os alunos e contaram as expectativas sobre o sessão de “Tô Ryca 2” na escola.

Os professores do EJA, o coordenador pedagógico Flavio Antônio dos Santos, Cidálio Vieira e Valdina Silva

Logo no início, o público ouviu do diretor do filme, Pedro Antonio, um depoimento de agradecimento e elogios ao projeto CineB Solar.

Durante a sessão, os alunos se divertiram com as aventuras da personagem Selminha, interpretada pela atriz Samantha Schmütz. Risos e gargalhadas eram visíveis durante a sessão.

O coordenador pedagógico Flavio Antônio dos Santos foi enfático em dizer que a oportunidade do cinema na escola proporcionou um ótimo momento para os alunos.

“É a primeira vez que um cinema vem até a escola e, antes de mais nada, nós queremos agradecer a oportunidade de trazer mais cultura para nossos alunos. Isso faz parte da aprendizagem deles . Pelo o que eu percebi, eles gostaram muito. Precisa ter mais vezes.”

disse o coordenador pedagógico.
O coordenador pedagógico Flavio Antônio dos Santos

Parceira do CineB Solar, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e da Brazucah Produções, Valdina Silva sabe da relevância do projeto e a contribuição do cinema para as comunidades.

“É muito importante trazer para as comunidades a cultura, porque os jovens precisam de atividades assim. Nós já somos parceiros do CineB Solar, do Sindicato dos Bancários, nós que temos uma organização de mulheres chamada Mulheres de Mãos Dadas, do Instituto Jaciara, saímos daqui hoje muito felizes com a felicidade dos jovens e dessa comunidade. É muito importante esse trabalho e convido vocês a expandir esse trabalho para a zona leste para toda comunidade de lá Cultura é vida! Cultura é esperança!”

disse Valdina.
Valdina Silva

A sessão contou com a parceria da Letraria Cultural, com doação de 60 livros. Na noite desta segunda, o CineB Solar sorteou alguns livros entre os alunos.  Cidalio Vieira, coordenador do CineB Solar, afirma que a parceria com a Letraria potencializa o acesso à cultura aos moradores que frequentam as sessões do CineB Solar.

“Tivemos a esta parceria pela primeira vez durante a pandemia e deu tanto certo que continuamos com ela.”

disse Cidálio.

O CineB Solar agradece aos professores do EJA da Escola Estadual Aquilino Ribeiro pelo apoio e engajamento na realização e participação na sessão.

CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções.  As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 80 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 PESSOAS naquele local.

Confiram a galeria de fotos da sessão:

One comment

  1. Foi uma noite muito agradável e especial para a comunidade escolar, EE Aquilino Ribeiro. Os alunos parabenizaram o projeto e agradeceram a oportunidade de vivenciar uma cultura cinematográfica! Show…..👏👏👏👏.
    Obrigado Cine B solar, pela dedicação e empenho na realização desse projeto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *