Chácara Bela Vista tem noite de curtas promovida pelo CineB Solar

Cingapura Chácara Bela Vista recebe o projeto com muita alegria

Texto, fotos e depoimentos: Thaís Nozue

A noite do último sábado (06) foi animada na Chácara Bela Vista.  Organizada pela Associação Regando Uma Semente, a comunidade recebeu o projeto CineB Solar que levou seis curtas que foram exibidos ao céu aberto. Cerca de 100 pessoas, principalmente crianças, estavam presentes.

Antes de a sessão começar, as crianças já receberam a pipoca do Sr. Antônio. Aniversariante da semana, “seu” Antônio ganhou um sonoro “parabéns pra você” de todos os presentes.

Sr Antônio, aniversariante

A sessão contou a presença do professor e Presidente da CUT – SP licenciado Douglas Izzo, candidato a deputado federal pelo PT, Adriana O. Magalhães, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo,  Osasco e Região, representando o coletivo do candidato Luiz Claudio Marcolino, idealizador do projeto CineB Solar, Anderson Guindaine, assistente politico do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Luiz Carlos Almeida Silva. Além dos componentes da Associação que ajudaram na produção da sessão; Sirlene, Mario, Rafael , Regiane, Marília  e Aline. O nosso agradecimento especial a todos e todas.

O projeto CineB Solar foi destaque na Jornal A Gazeta da Zona Norte, colaborando para o engajamento da comunidade e para o sucesso da sessão.

Associação Projeto Regando Uma Semente

Maeli Santos Urbano, presidente da Associação e moradora do bairro há 23 anos, conta que a entidade já realizou diversas ações no local.

“Nós temos um projeto dentro da Chácara Bela Vista e seguimos na luta. Nós promovemos festas para as crianças, temos ações com moradores de rua (sic), fazemos Dia das crianças, a gente faz ação da Páscoa, fazemos ações com todas as famílias carentes, entregando cesta básica e festa junina.”

Maeli espera que a parceria com o CineB Solar seja duradoura.

“Eu conheci o Luiz Cláudio Marcolino, que me apresentou o Cidálio. Foi uma junção muito rápida e bem organizada. E hoje estou aqui na nossa comunidade, muito feliz. Quero agradecer a todos os organizadores. Estamos hoje aqui fazendo cinema, deixando as crianças felizes também, porque nunca tinha ido ao cinema. É a primeira parceria de muitas!”

Maeli Santos

Cinema na rua

A moradora Kelli de Lima trouxe os dois filhos, Guilherme e Giovana, para assistir aos curtas e contou o que achou da iniciativa.

“Eu achei o projeto muito importante, porque eu sei que têm muitas crianças carentes, principalmente nos barracos em torno do prédio, onde tem famílias que não possuem uma renda boa para ir ao cinema, se divertir e ter um lazer.”

Kelli de Lima

Por todo o lado, dava pra ver a alegria das crianças e o interesse pelos curtas que foram passados. Samara da Silva Santos, Eloá Rosa Teles e Ágata Marinho Ferreira contaram o filme preferido de cada uma.

“Eu achei legal os filmes e eu gostei mais dos bichos.”

, disse Samara, 9 anos.

“Eu gostei de todos os filmes, mas o que eu mais gostei foi o dos bichos, porque a coruja se defendeu e depois o outro bicho foi pedir desculpas.”

conta Eloa, 8 anos.

Eu gostei mais dos bichos também e da pipoca. Eu comi quatro vezes!”

disse Ágara, 6 anos.

Filmes Exibidos

AS AVENTURAS  DE PETY – No céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que imaginam.

DE ONDE VEM OS DRAGÕES – Ao nascer um bebê, também nasce uma família e suas complexidades. Um retrato sobre a maternidade e os seus desafios diários.

O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA – Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

O GIGANTE – Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam…Levando no olhar o sonho e principalmente esperança.


OS SEGREDOS DO RIO GRANDE – O filme mostra que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes e conta a história de personagens ligados ao rio que precisam cuidar e preservar este habitat e garantir sua sobrevivência.

PLANTAE – Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta amazônica, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza.

Quiz das crianças

 A criançada tomou conta do microfone e ao final de cada curta, faziam o jogo de perguntas e respostas com os participantes da sessão.

Jamile, Geovanna, Yasmin, Victor Hugo, João Pedro e Júlia foram os repórteres mirins da noite, fazendo o quiz com os moradores.

Ao final do jogo, foram sorteadas duas camisetas do projeto. Abaixo, as sortudas da noite.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo  e 18 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

One comment

  1. Muito bom poder levar mais uma diversão pra quem não pode pagar por uma sala de cinema sem contar na alegria que elas ficarão muito obrigado cine b que vocês voltem mais vezes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *