Parceira do CineB Solar a escola recebeu o projeto pela quarta vez
Texto, depoimentos e fotos: Thaís Nozue
A noite de segunda-feira (08) foi especial para os alunos da Escola Estadual Leopoldo Santana, localizada no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Aclamado pelo público e pela crítica, o filme Medida Provisória foi exibido para alunos, funcionários e professores em frente ao refeitório da escola, somando 150 pessoas no local.
Escola Estadual Leopoldo Santana
Há 47 anos na região, a escola é referência, atendendo mais de dois mil alunos no ensino médio e NOVOTEC. A vice-diretora Elizângela Nunes de Araújo, grande entusiasta do projeto CineB Solar, foi uma das articuladoras da sessão.
“O CineB Solar veio aqui novamente hoje pela quarta vez. A última vez que nós participamos, levamos um ônibus cheio para a Regional Paulista do Sindicato dos Bancários. Lá, nós pedimos que vocês trouxessem pra escola o filme Medida Provisória.”
Lili, como é conhecida na escola, manda um recado para o diretor do filme, Lázaro Ramos.
“Eu já tinha assistido, o filme é maravilhoso, parabéns Lázaro Ramos pela sua sensibilidade, por tratar tão bem um tema que a sociedade sofre com esse preconceito. Eu sei que é fácil, uma pessoa de pele clara como eu falar dessa forma, mas a dor é de cada um e eu compartilho dessa dor.”
Elizângela agrade e parabeniza o CineB Solar.
“Parabéns par o CineB Solar por trazer pra periferia tanta qualidade. Muito obrigada!”
O CineB Solar já esteve presente na escola, com a exibição de três filmes: “TRÊS VERÕES” (foram duas sessões com este filme) , “SELVAGEM” e “QUE HORAS ELA VOLTA?”.
Durante a pandemia os alunos e professores participaram de uma live organizada pelo projeto, com o filme “DONO DE CASA”.
Além disso, os alunos da E.E. Leopoldo Santana tiveram grande participação em duas sessões especiais do CineB Solar: uma no Centro de São Paulo, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, com filme “Bacurau” e outra na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, com o filme “O Pai da Rita”.
O coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira, fala sobre a importância da parceria do projeto com a escola.
“A E.E. Leopoldo Santana é uma das escolas importantes para CineB Solar pela sua participação no projeto e por ser uma referência na região sul . Ela atende mais de dois mil alunos no ensino médio e no NOVOTEC Integrado em Administração e Logística. A Leopoldo conta ainda com um importante Centro de Estudos de Línguas”.
O projeto CineB Solar agradece também a Tatiane Santos, coordenadora pedagógica e Helder Miranda, diretor da E.E. Leopoldo Santana, fundamentais também para que a sessão acontecesse na escola.
Sessão de sucesso e microfone aberto
Durante todo o filme não se ouvia nada além dos diálogos e efeitos sonoros do filme. A concentração era máxima para não perder nenhuma cena.
Reflexivo, Medida Provisória provocou aplausos e gritos de alegria ao final, além de identificação por muitos pelo tema abordado; o racismo.
A aluna Mainara Eshiley pegou o microfone para desabafar:
“A gente passa por isso o tempo todo! Eu quero que chegue o dia de pessoas pretas como eu possa viver sem violência.”
Com o microfone na mão, a professora de Sociologia, Karina Vaz Master comentou sobre a importância de filmes como esse para os adolescentes.
“Eu acho importante trazer o cinema para as escolas das periferias, ainda mais abordando essa questão do negro na sociedade, até para que nossos alunos entendam como que é o sentido de pertencer, pra que eles saibam onde eles podem ocupar, quais espaços eles podem ocupar. E são assuntos que nós debatemos diariamente nas salas de aula e eu acredito que enriqueceu muito o nosso conteúdo de sala com o filme que foi trazido. ”
André Luís Gomes, professor de História também pegou o microfone pra falar sobre como o filme tem relação com a vida real.
“A experiência foi interessante, já tinha visto outro filme na escola aqui ano passado. É importante trazer a cultura para a periferia, algo que não temos em abundância aqui na região. A reflexão que o filme traz é a questão histórica da escravidão no país e algumas leis de reparação, como as cotas raciais.”
Convidada pela escola, a professora de História e Sociologia, Juliana de Oliveira Silva, se emocionou ao relatar sobre a alegria em poder contar com projetos como o CineB Solar nas escolas das periferias e a potência do filme Medida Provisória.
“Estou produzindo um mestrado sobre quadrinhos periféricos e o Perifacom, que é uma convecção de quadrinhos da periferia e na periferia e a primeira Perifacom aconteceu justamente aqui no Capão Redondo que é também o bairro onde eu moro, onde eu atuo como professora dessas duas disciplinas há 12 anos. Vir aqui no Leopoldo, que faz parte da minha história, a convite dos professores e da direção da escola, justamente pra assistir Medida Provisória, que foi um filme que eu batalhei muito para que estivesse nos cinemas das quebras e que quando esteve, foi no Shopping Campo Limpo, porque é o mais próximo pra gente, a sessão era quinze para às dez da noite. Então, não beneficiava nem quem quisesse assistir, muito menos a quem trabalhasse nesse espaço. E é um filme muito importante pra gente, que fortalece nossa autoestima, que dá algumas estratégias para nossa sobrevivência enquanto população negra e periférica, traz pra gente algumas referências de pessoas negras as quais precisamos estar atentos, seguir, entender quem são essas pessoas e até mesmo se aquilombar, se fortalecer, se amar. O amor ele salva! A arte ela salva! O cinema ele salva. E tudo aquilo que envolve as nossas quebradas, as nossas escolas , a cultura, a cultura pop eu quero estar junto, eu quero apoiar, eu quero ajudar e eu quero também que o cinema do CineB esteja na minha escola, EMEF Modesto Scagliusi, que fica na região do Capão Redondo e do Campo Limpo.”
Mais sobre o CineB Solar
CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo e 18 cidades fora de São Paulo
Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR 153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.