Associação de Moradores da Vila Rica recebe CineB Solar com o filme “Medida Provisória”

Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue

Em mais uma sessão de sucesso, a Associação de Moradores da Vila Rica lota o espaço reservado para o evento. Na última quinta-feira, 08/09, cerca de 100 pessoas prestigiam o filme de Lázaro Ramos, “Medida Provisória”, na sede da entidade, na zona leste de São Paulo.

Já realizamos 19 sessões com Associação, num total de 2.170 pessoas participantes. Eles também participaram, levando pessoas para várias pré-estreias e sessões especiais que realizamos na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo como “Depois daquela Baile”, “Espelho D’Água”, “Noel – O Poeta da Vila”, “Domésticas”, “Eu, Tu, Eles, ”Lula – O Filho do Brasil” entre outros.   

Apresentação cultural                                                

Antes da sessão, o grupo “Mulheres na Roda É Show” realizou uma apresentação cultural para o público participante. Encabeçado pela professora Ivone Aparecida dos Santos, a professora Preta, os alunos e alunas foram aplaudidos calorosamente por todos.

“Faço um trabalho voluntário como professora de capoeira e danças culturais nos bairros de Jardim Sinhá, Parque Bancários e trabalho aqui também na Associação. Eu me apaixonei pelo filme, muito bom, muito maravilhoso, porque fala sobre a nossa luta diária, que essa luta é resistência e temos que ser fortes e não desistir.”, fala Preta.

Preta também fala um pouco mais sobre o trabalho que realiza.

“Dou aula aqui de capoeira e danças culturais, dança afro, maculelê, samba de roda, jongo. As inscrições estão abertas, só procurar a Bia (Moreno) que ela passa meu contato e a gente retorna.”

Aparecida dos Santos, a professora Preta

Associação de Moradores da Vila Rica

A presidente da Associação de Moradores da Vila Rica e funcionária do Sindicado dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Bia Moreno, conta sobre a parceria de mais de uma década com o CineB Solar.

“Já é a 15º sessão que a gente traz pra cá, sempre lotadas, o pessoal gosta de vir, quando demora muito eles perguntam quando vai ter de novo. Pra mim é gratificante ter o prazer de receber aqui o CineB Solar, porque nem todo mundo pode ir ao cinema. O nosso cinema mais próximo é o Shopping Aricanduva, só que também muito caro, quem tem mais de duas ou três crianças não consegue ir ao cinema, comprar pipoca. E esse projeto é gratuito em que até a pipoca do ‘seu’ Antonio é de graça. Espero ter muito mais sessões, muito mais sessões cheias e a gente cada vez mais precisa de cultura, lazer e esporte na nossa periferia, na nossa comunidade.”

Bia Moreno na abertura da sessão

A diretora da Associação e braço direito da Bia Moreno, Maria Alice de Lúcio dos Anjos, fala sobre a importância de projetos como o CineB Solar.

“A sessão foi maravilhosa, muito bonita. O filme foi muito interessante e muito importante.”

A diretora Maria Alice

O filme é emblemático. Ele conta a história de um Brasil distópico, onde o Governo, por meio de uma medida arbitrária, resolve mandar as pessoas pretas à força para a África, gerando revolta e instaurando um estado caótico. Em meio ao misto de Thriller e drama, surge o romance entre Capitu (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch).
 
 “Uma das principais ideias que Medida Provisória busca levar para o público é a de coletividade, o que fortalece ideias e torna nossa vivência mais potente”, disse Lázaro sobre o filme. “E eu fiquei feliz demais em ver que o público percebeu isso e se sentiu a vontade para contribuir, através da sua arte, textos, das fotos e todo o material que venho recebendo desde antes do Medida estrear”, completou.

Microfone aberto

Caíque, de 7 anos, que estava acompanhado de responsáveis, compreendeu muito bem a mensagem.

“O filme fala de preconceito contra os negros e isso não pode. Os brancos queriam matar os negros.”

Caíque

Maria Augusta Medeiros, frequentadora da Associação e ex-diretora da entidade, disse que se emocionou com o filme.

“Não pertenço mais ao bairro, mas pertenço a essa comunidade, essa comunidade que sempre me acolheu e que sempre tem projetos e um dos projetos mais maravilhosos é o CineB Solar que nos traz cultura, que nos traz aprendizado, que nos traz alerta como o filme de hoje que foi maravilhoso. Nunca vi um filme tão atual, que me sensibilizou demais, fiquei muito emocionada, arrepiei. É um resgate da cidadania do negros e romper todos esses preconceitos.”

Maria Augusta Medeiros

Marcilei Dinis, outra frequentadora do espaço, disse ao microfone:

“Eu amei o filme, foi maravilhoso. É a primeira vez que participo do CineB Solar.”

Marcilei Dinis

Sucos Bio2

A Bio2 é um empresa parceira do CineB Solar e oferece seus sucos orgânicos aos projetos realizados pela Brazucah. Os espectadores do projeto puderam saborear os saudáveis sucos da marca.

Todas as crianças participantes da sessão ganharam sucos Bio2.

O evento também contou com sorteio de camiseta e um kit oferecido pela Associação.

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  155 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

One comment

  1. Foi sensacional esta sessão, filme maravilhoso. Agradeço ao Cidalio e o projeto, por proporcionar mais uma noite alegre para nossa comunidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *