CineB Solar volta à Comunidade do Gelo com curtas nacionais

Fotos, depoimentos e texto: Thaís Nozue

Aconteceu dia 09 de setembro, mais uma sessão de cinema na Comunidade do Gelo, localizada no Jardim Celeste, zona oeste da cidade de São Paulo. Cerca de 110 expectadores prestigiaram seis curtas brasileiros, promovidos pelo CineB Solar. A articulação ficou por conta da Gorete Ferreira, parceira do projeto e atuante assídua de ações sociais no local. Confira aqui a matéria completa  sobre a última vez que o CineB Solar esteve no Jardim Celeste.

Comunidade do Gelo

Aguardando Gorete

Pipoca para as crianças

Além dos filmes, a pipoca também fez sucesso entre as crianças. A fila enorme já anunciava que a sessão seria lotada.

Colaboradores da sessão

Com o apoio dos moradores da Comunidade do Gelo Gorete, Ronaldo, Eva, Ingrid, Fernanda, Ísis e Cilene na produção, todos assistiram a uma bela sessão de cinema.

Fernanda Victoria Albuquerque Bessa, que ajudou na organização, conta o que achou do projeto.

“Moro aqui na comunidade do Gelo, é a segunda vez que participo da sessão. Dessa vez ajudei na produção, distribuindo pipoca. As crianças adoraram! Se a gente fosse ao cinema, tinha que ser no Shopping Raposo e a gente gastaria mais de cem reais. O projeto ter vindo aqui foi ótimo.”

Fernanda Victoria

Ronaldo Costa colocou a mão na massa também e fala sobre o cinema na rua.

“Moro aqui na comunidade e é a primeira vez que participo. Gostei muito do projeto, ajuda as pessoas, os filmes bons, a pipoca, foi tudo muito animado.”

Ronaldo Costa

Ísis Carneiro de Albuquerque relata suas impressões sobre a sessão e o CineB Solar.

“Moro aqui há 20, já tinha participado da outra vez. Eu achei que foi divertido, da primeira vez o filme foi mais adulto e agora com o filme infantil as crianças se interessaram mais e foi mais cheio agora. Colocamos os cartazes na comunidade, avisamos em alguns grupos, para vizinhos e familiares. Eles amaram. Comeram bastante pipoca e pra eles foi ótimo, porque muitos não tem oportunidade de irem ao cinema.”

Ísis Carneiro

A pequena Lana Freitas Oliveira esteve presente na sessão pela segunda vez. Conhecedora do projeto, Lana pegou o microfone para entrevistar as outras crianças sobre os curtas. Muito articulada, conta o que acha sobre o CineB Solar.

“Eu tenho a camiseta do primeiro sorteio. Eu adorei os desenhos e fazer as entrevistas com as meninas.”

Além da Lana, as crianças Arthur, Matheus, Branda, Kauany e Enderson participaram do jogo de perguntas e respostas.

Maria da Conceição Moraes trouxe o filho Heitor Matheus pela primeira vez e fala que se tivesse que ir ao cinema, gastaria mais de cem reais.

“Se eu fosse levar meus dois filhos, gastaria mais de 150 reais. O projeto é super bem vindo aqui.”

A sessão também contou com sorteio de sucos da Bio2 e camisetas do projeto. A Bio2 é um empresa parceira do CineB Solar e oferece seus sucos orgânicos aos projetos realizados pela Brazucah. Os espectadores do projeto puderam saborear os saudáveis sucos da marca.

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  155 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *