Comunidade do Savoyzinho vira cinema em plena noite chuvosa

Texto, depoimentos e fotos: Thaís Nozue

A chuva que caiu em São Paulo na última quarta-feira, 21 de setembro, não impediu que as crianças da comunidade do Savoyzinho, zona leste de São Paulo, ganhassem uma noite de cinema ao ar livre. Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento promovido pelo CineB Solar.

Trabalho e mobilização social

Tradicionalmente já ocorre no local um grande número de trabalhos sociais promovidos pelo pastor Kilton Sobral e a sua esposa Vanusa.

“Nossa igreja é ADSM do Carmo, da Assembleia de Deus, do pastor Leonardo e da pastora Cristiane e nós temos o projeto de sempre estender a mão ao próximo. A gente faz uma festividade muito bonita no dia das crianças, em que a gente consegue doações de brinquedos, carrinho de pipoca doce, cachorro quente, algodão doce. A gente traz também bandas evangélicas. Além disso, temos o projeto “Upa Lelê”, com a médica voluntária Letícia, do Albert Einstein que atende os pequenos no dia das crianças com muitas doações.”

Kilton conta como foi levar o CineB Solar para a comunidade, uma vez que a população que reside no Savoyzinho não tem acesso ao Shopping Aricanduva, onde tem as salas comerciais de cinema.

“Através da Stefany e do Marcolino, abriram as portas pra gente, ele nos visitou, gostou do local e prometeu que traria um cinema para nossas crianças. Nossas crianças estão muito ansiosas e eu tenho certeza que vai ser muito bom. Esperamos ver nossas crianças felizes.”

Vanusa e pastor Kilton

A articulação com a Stefany Caroline da Silva, responsável pela agenda de Luís Cláudio Marcolino, conta como foi trazer o CineB Solar para a comunidade.

“A gente viu a necessidade da comunidade que tinha muita criança e que tinha um espaço bacana. Conversamos com o Luís Cláudio sobre a possibilidade de trazer o Cine pra cá. Eu moro na região, no Nossa Senhora do Carmo, perto do parque. Eu conheci o Kilton por outro pastor, então viemos aqui, conhecemos a comunidade e vimos que daria pra fazer o CineB pra cá.”

Stefany

A comunidade do Savoyzinho recebe muitas pessoas em vulnerabilidade social que precisam de moradia. É papel da Ana Paula Deodato da Cruz, moradora há 15 anos, junto com Kilton, que conduz os novos moradores para construírem seus barracos e futuras casas.

“Meu papel aqui é a de condutora. Uma condutora ajuda as pessoas que não tem condições a construir o seu barraco. Eu ajudo as pessoas, com o projeto do pastor Kilton, a encontrar um lugar para ficar. Conheço aqui como a palma da minha mão.”

Ana fala o que acha do projeto CineB Solar.

“É muito bom o projeto, porque tira um pouco as crianças de dentro de casa. Aqui ninguém tem condições de ir ao cinema e o projeto é maravilhoso.”

Ana Paula

Sessão de curtas metragens nacionais

Os seis curtas infantis apresentado na noite foram “As aventuras de Pety”, “De onde vem os dragões”, “O menino leão e a menina coruja”, “O gigante”, “Os segredos do Rio Grande” e “Plantae”. Ao final de “Plantae”, o diretor do filme Guilherme Gehr, enviou para os participantes da sessão duas perguntas gravadas em vídeo.

Marli Aparecida Pinheiro Vilaça Silva trouxe sua filha Izabelly Cristina. Ela conta que aos 50 anos nunca foi ao cinema.

“Moro aqui há 20 anos! Eu amei a sessão. Incentiva as crianças a prestar atenção nas mensagens e porque eles aprendem com isso. Eu nunca fui ao cinema e não faço ideia o quanto gastaria pra levar meus filhos ao cinema.”

Marli e a filha Izabelly

As crianças Ryan Gonçalves Santos, João Vitor Souza Oliveira, Isabela Santos Silva, Miguel Antony Gonçalves Santos e Adriane Gonçalves Santos elegeram os curtas que mais gostaram.

Ryan, Isabela e Miguel disseram que gostaram de “De onde vem os dragões”. Já Adriane preferiu “O gigante” e João Vitor escolheu “O menino leão e a menina coruja” como seu preferido.

Ryan Gonçalves Santos, João Vitor Souza Oliveira, Isabela Santos Silva, Miguel Antony Gonçalves Santos e Adriane Gonçalves Santo

Ao final da sessão, ainda deu tempo de acontecer o sorteio de camisetas do projeto antes da chuva engrossar.

O CineB Solar agradece à comunidade do Savoyzinho que recebeu a equipe com muito carinho.

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  155 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *