Moradores de Osasco recebem o CineB Solar com exibições de curtas metragens

Sessão contou com a presença de mais de 130 pessoas, a maior parte de crianças

texto e foto: Eduardo Vine Boldt

No domingo (23) o CineB Solar exibiu curtas metragens para os moradores da área BQ, em Osasco. Mais de 130 pessoas estiveram presentes durante a exibição com grande participação de crianças da comunidade. A sessão teve um caráter curioso: além da presença infantil, um grande número de mães com bebês de colo e grávidas assistiram aos curtas metragens escolhidos especialmente os moradores da região, o que deu um caráter familiar a exibição.

Uma das responsáveis pela presença do projeto naquela região foi a professora Ana Pina. Ela reside em um condomínio São Cristovam, que fica próximo a rua onde foi instalado o telão. No mês de março o projeto esteve lá, o que provocou o desejo dos demais moradores. “O intuito foi trazer para essa região. Eu conheço os moradores daqui já faz um tempo. E como eles já fizeram o dia das crianças no final de semana o dia das crianças, a gente queria que dois domingos em seguida as crianças tivessem atividades diferentes”, relatou.

Vavá é líder comunitário no Jardim Veloso. Ele mora na região há 29 anos e junto com outros lideres da comunidade realizam há 3 anos, sempre no mês de outubro, programação especial especial para as crianças da comunidade. Vavá esteve presente na exibição do condomínio da Ana e ficou encantado com o projeto. “Eu participei da exibição no condomínio e achei bacana trazer para a comunidade que esta crescendo, para as crianças aqui do bairro”, diz. Ele aponta ainda que muitas crianças não tem acesso ao cinema, e que muitos pais não tem condições de levar os filhos ao cinema.

Thais Maria mora desde os 9 anos no bairro. Ainda pequena brincava na mesma rua que hoje o seu filho Heitor (7) assiste aos curtas metragens exibidos pelo CineB Solar. Thais carrega a pequena Ana Helena, de apenas 1 ano e dois meses no colo e não perde o evento. O filho Heitor comparou a própria mãe com a personagem principal do filme. Thais também se identificou com o dragão, e caiu na gargalhada. “Eu achei o filme do dragão o mais legal”, diz alegremente. Ela lembra que trouxe também alguns de seus sobrinhos para a exibição.

A alagoana Roberta Cláudia dos Santos (23) está a três anos morando em Osasco. Ela migrou para são Paulo em busca de melhores oportunidades de trabalho. Sua filha Raquel (3) participou ativamente sessão, e recebeu um brinquedo sorteado alo longo da sessão. “Eu gosto de ver filmes, e faz bastante tempo que eu não vou ao cinema”, diz. A correria do dia e a falta de condições impede ele frequentar as salas de cinema. O CineB Solar pode proporcionar um final de semana divertido, em que ela pode desfrutar com a filha e com as crianças da comunidade.

O coordenador do projeto, Cidálio Vieira, destacou a presença das famílias, sobretudo de mães e filhos, fazendo com que a sessão tivesse um clima diferente. “A grande presença das mães e seus filhos mostra a importância das mulheres como chefes de família e responsáveis pela educação das crianças aqui da região. O CineB Solar ajuda com o acesso a cultura e ao cinema brasileiro, importante instrumento de educação e cidadania”, completou.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *