Jardim São Savério recebe CineB Solar em exibição de “Ainbo: a guerreira da Amazônia”

Foi a segunda vez que o projeto esteve na região, com sessão com forte presença de crianças da região

texto e foto: Eduardo Viné Boldt

O CineB Solar esteve no Jardim Savério, zona sudeste da cidade de São Paulo, bairro pertencente ao distrito de Cursino, para a exibição do longa-metragem infantil “Ainbo: a guerreira da Amazônia”. A sessão contou com a presença de mais de 150 moradores da comunidade e lotou a sede da Associação dos Movimentos de Moradia da Região Sudeste, com grande participação das crianças e jovens da região.

O local de exibição é um grande galpão no coração do bairro. A sede da associação é utilizada para reuniões do movimento de moradia e encontros de entidades, além de aulas de artes marciais. No último domingo (27) o galpão pré-moldado virou uma sala de cinema.

A advogada Maria de Fátima dos Santos é uma das coordenadoras do movimento. Ela explicou que a luta por moradia na região já dura quase 35 anos. “Quando o movimento chegou na região, só havia a escola Alvares de Souza Lima. O bairro foi criado através da luta dos movimentos de moradia”, explica. Toda a estrutura de esgoto, água e luz foi construída a partir da instalação dos empreendimentos. Com a estrutura toda montada, a região passou a ser alvo de especulação imobiliária.

Maria de Fátima dos Santos é uma das coordenadoras do movimento

Ao todo, o movimento atua em 10 bairros da região, e já ajudou a instalar mais de 5 mil famílias em ao menos 4 grandes etapas de construção. A luta dos moradores da região surtiu efeito, mas as opções de lazer ainda são escassas. “Nós temos uma casa de cultura aqui perto que, para que um jovem acesse o equipamento, ele precisa pegar duas conduções”, reclama a coordenadora. A população encontra cinema apenas nos shoppings da região, o que dificulta ainda mais o acesso aos filmes em exibição.

Danubia veio com as crianças para a sessão de cinema

A vinda do projeto para a região buscou suprir em algum nível essa carência. O CineB Solar foi o primeiro contato da merendeira Danubia Santos, que aos 36 anos teve essa experiência quando o projeto foi até à escola em que trabalha, no Bixiga, região central da cidade. Ela soube pelo seu filho que o CineB Solar estaria, dessa vez, bem pertinho de sua casa, e não perdeu a oportunidade de participar mais uma vez da sessão, agora acompanhada do filho Matheus e seu colega.

Felipe (4) Stefani (14) e Sofia (4) durante a exibição

Foi a primeira vez que Sofia e Felipe, dois irmãos gêmeos de 4 anos, participaram de uma sessão. Eles compareceram à exibição acompanhados da irmã mais velha, Stefani Prado, de 14 anos, e suas tias. Stefani estava feliz em participar desse momento tão importante dos irmãos, além de gostar da mensagem do filme. “Eu gostei do filme porque mexe com o lado espiritual”, diz.

Beatriz Aparecida ainda foi sorteada e recebeu uma camiseta do CineB Solar

Além de longe, as oportunidades de lazer próximas são caras. Os cinemas mais perto ficam dentro de shoppings e o zoológico, outra oportunidade de lazer da região, tem um preço impeditivo para os moradores do bairro.
A moradora Beatriz Aparecida (33) compareceu à exibição com os filhos Pietro (6), Taila (8) e a sobrinha Heloisa (11). Ela já tinha assistido ao filme na televisão, e pode trazer as crianças para se emocionarem com a história. Moradora a 15 anos do bairro, ela exalta a possibilidade de desfrutar de uma programação de qualidade e de graça. “Espero que o projeto volte porque é uma oportunidade para a comunidade para quem não tem condições de levar os filhos ao cinema”, deseja.

O coordenador do projeto Cidálio Vieira

O coordenador do projeto Cidálio Vieira exalta a participação da comunidade nas duas sessões, e explica sobre o retorno do projeto à comunidade. “A gente sentiu uma resposta muito importante da comunidade, que lota as sessões e participa ativamente da produção e organização do projeto. Com isso nós percebemos que estamos fazendo um importante trabalho na região, junto com as lideranças. A luta aqui não é apenas por moradia, e o CineB Solar fica feliz em fazer parte dessa luta junto com os moradores da região”, conclui.

SOBRE O FILME

Ainbo nasceu e foi criada na aldeia de Candámo, na floresta Amazônica. Um dia, ela descobre que sua tribo está sendo ameaçada por outros seres humanos. A garota enfrenta a missão de reverter essa destruição e extinguir a maldade dos Yakuruna, a escuridão que habita o coração de pessoas gananciosas.

O projeto CineB Solar – parceria entre o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e Brazucah Produções – realizará no mês de dezembro duas exibições da animação nacional “Ainbo a Guerreira da Amazônia”.

A primeira sessão será no dia 16, às 18h, na na Quadra Moleque Travesso, no Jardim Planalto, na zona leste da capital paulista. Já no dia 17, às 18h, a sessão acontece no Jaçanã, na zona norte.

SOBRE O CINEB SOLAR

Desde 2007, o projeto CineB já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Foram percorridos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora da capital paulista.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *