Comédia brasileira “Bem vindo a Quixaramobim” levou humor a comunidade da zona leste de São Paulo
texto e fotos: Eduardo Viné Boldt
Na última quinta-feira (29) o projeto CineB Solar exibiu a comédia brasileira “Bem vindo a Quixaramobim”, do diretor Halder Gomes, para um público de 90 moradores do Parque dos Bancários, bairro localizado na região de Sapopemba, Zona Leste da capital Paulista. Foi a primeira vez que o projeto, idealizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, junto com a Brazucah Produções, foi realizado com o grupo CapoELAndo. A sessão contou com um público formado majoritariamente por mulheres e crianças da região.
O CapoELAndo foi um projeto que iniciou suas atividades em 2018 com a proposta de levar a capoeira para as mulheres periféricas de todas as idades, buscando incentivar a prática do esporte e proporcionar atividades socioculturais para a população da região.
O projeto foi idealizado e é coordenado por Renata Santos, e conta com 4 professoras e uma contra mestre. As aulas são ministradas em um tradicional espaço de capoeira da região, o grupo de capoeira Santa Maria, do mestre Luciano Bezerra, que há 40 anos ensina o esporte à comunidade.
Samba de roda, Maculelê e aulas de Jongo também fazem parte do projeto, e agora a comunidade pôde também ter o cinema como opção de lazer e cultura.”A periferia precisa de iniciativas como essa. Muitas crianças nunca participaram de um cinema. E hoje já tem uma possibilidade através de projetos igual a esse”, destaca Renata.
Foi na associação de moradores do bairro de Vila Rica que Renata Santos teve contato pela primeira vez com o CineB Solar. O equipamento Cultural, vizinho do parque dos Bancários, é coordenado por Bia Moreno. Bia veio prestigiar a primeira sessão da comunidade. Ela é uma importante colaboradora do CineB Solar, e já ajudou a promover mais de 14 sessões no bairro vizinho ao longo dos últimos 16 anos. Ela destaca a importância do projeto para o perfil econômico da região. “Você vai em um cinema com uma família de 4 pessoas você deixa mais de 100 reais lá”, diz.
Norival da Silva não ia ao cinema a mais de 3 anos. Ele trabalha como zelador de condomínio, e tirou um tempinho para assistir, junto com a sua esposa Maria Adriana, a exibição do filme. “Já fazia um tempo que eu não assistia a um filme, estava com saudade”, diz o morador de Sapopemba.
A estudante Milena Perez (17) é aluna do projeto. Ela pratica capoeira à mais de 4 anos, e nem lembrava de quando foi a última vez que foi ao cinema. Ela veio acompanhada da amiga Isabel Cristine (20) e de Tainá da Silva (6), prima de Isabel.
Isabele é de capoeiristas, ela gostou bastante do filme. “O filme é bem atual. Tem bastante referências da situação política do país, e isso é bacana. Trazer pelo lado da comédia algo relativo a nossa realidade”, destaca.
SOBRE O FILME “BEM VINDO A QUIXARAMOBIM”
Aimee, uma mulher de trinta e poucos anos, é herdeira de um empresário milionário envolvido em um caso de corrupção. Influencer e com muitos seguidores, os bens de sua família e seus são bloqueados pela Receita Federal. Forçada pela primeira vez a ficar sem o dinheiro do pai para se sustentar, Aimée terá que se refugiar na última propriedade da família que resta: uma fazenda em ruínas em Quixeramobim, no interior do Ceará. Na tentativa de vender a propriedade, mas com vergonha da nova realidade, inventa que irá tirar um “período sabático”, por um ano. Assim, terá que lidar com sua nova vida e sustentar a mentira nas redes sociais.
SOBRE O CINEB SOLAR
CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85.543 mil espectadores em mais de 668 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo
Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR 155 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.
Em 2020 em virtude da pandemia, nos reinventamos e lançamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos pudessem ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
CINEB UNIVERSIDADE
Além das exibições comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas em faculdades e universidades parceiras do CineB. A ideia é utilizar a estrutura que as instituições possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição. Desde 2010 o projeto esteve presente em mais de 78 sessões para aproximadamente 9.700 mil entre alunos e professores. A universidade recebe material de divulgação sendo Cartazes, convites e panfletos . Além da exibição do filme sempre convidamos o diretor ou alguém da produção do filme para participar de um debate após o término do mesmo.
The best.
CineSolar propasta irada, espero voltar.
Retificando meu nome na entrevista : Isabele Cristini* 🙂
Foi sensacional este dia, parabéns Renata pela mobilização.
Dia 15/04 teremos uma sessão na V Rica.
Meus agradecimentos a todos do projeto, em especial Cidalio Vieira.
Foi top demais não podi ficar até o final pois estava cm o pé zoado mais gostei bastante rs
Parabéns Re, Zanza e todo o pessoal pelo protejo. Muito lindo de ver e feliz por terem um propósito na vida das pessoas