CineB Solar exibe “Marighella” no Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André

No final da sessão, uma salva de palmas e um viva à democracia

FOTOS: Lucas Rosendo

Sessão exibida em: 23/08/2023

O CineB Solar lotou a sede do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André, na Grande São Paulo, com  o longa-metragem “Marighella”. Mais de 100 pessoas assistiram ao filme biográfico que conta a trajetória e luta do guerreiro brasileiro contra uma violenta ditadura militar. No final da sessão, uma salva de palmas e um viva à democracia.

A diretoria do sindicato esteve presente e prestigiou o evento que aconteceu na noite desta quarta-feira. 

Yasuki Niiuchi (Conselho de Diretores), Ricardo, Inez Galardinovic (Secretaria de Formação), Belmiro Moreira (Secretaria de Comunicação), Gheorghe Vitti (Presidente do Sindicato dos Bancários do ABC), Itamar José Batista (Secretaria de Saúde) e Karin Diaz Gonzalez (Conselho de Diretores)

Entre os membros da diretoria estava o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Gheorge Vitti. Ele lembrou que o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região sempre foi de vanguarda em pensar em um “sindicato cidadão, com um olhar para fora”.

Ele lembrou que acompanhou o CineB Solar desde o seu nascimento. O projeto teve como um dos idealizadores, o deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT).

O CineB Solar é uma parceria entre a Brazucah Produções e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Gheorge Vitti

“Levar a cultura, o cinema e a arte para as comunidades é uma iniciativa de inclusão muito importante porque para muitos ir ao cinema, comprar uma pipoca e ter algum acesso a um nível de cultura acaba sendo muito caro”, disse Vitti.

Ele ressaltou que o projeto na maioria das vezes tem um olhar focado em produções nacionais, seja filme ou documentário, com conteúdo que traz questões importantes para a sociedade.

E dessa vez o escolhido foi “Marighella”, dirigido pelo ator Wagner Moura. O filme é biográfico e conta a história do líder revolucionário Carlos Marighella, em 1969, contra a ditadura militar brasileira. Ele era político, escritor e guerrilheiro. 

secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira

O secretário de Comunicação do sindicato, Belmiro Moreira, lembrou que os cinemas de  hoje estão nos shoppings e que o preço não é acessível para a população.

“O CineB tem esse olhar. Valorizar o cinema nacional e levar para as periferias das regiões metropolitanas da cidade de São Paulo. E hoje em Santo André, nós estamos fazendo um pouco disso”, falou Moreira.

A secretária de Esporte e Cultura do sindicato, Carina Leone, apontou o projeto como uma alternativa. “Acho importante trazer para toda a população o que vem diferente do que está no dia a dia que é a televisão ou celular”, disse Carina.

secretária de Esporte e Cultura do sindicato, Carina Leone

Flávia Monteiro, da liderança da Comunidade São Jorge lembrou do descaso do poder público. “Mostra que o projeto está valorizando as comunidades que são esquecidas pelo poder público. Na realidade, se você for na comunidade que eu atuo, lá as crianças não sabem o que é o cinema”, disse Flávia.

Flávia Monteiro, da liderança da Comunidade São Jorge

Olhares atentos na tela

No início da noite, uma fila de pessoas se formou na entrada do sindicato. O pipoqueiro do CineB Solar, conhecido como “seu Antônio” teve muito trabalho pela frente.

Rapidamente as cadeiras do auditório estavam tomadas. Tudo pronto. Luzes apagadas e a sessão começou. Os espectadores ficaram de olhos vidrados na tela.

“O objetivo é levar um pouco de cultura aliada a história do Brasil e da luta do Marighella contra a ditadura militar”, disse o assessor do deputado Marcolino, Thiago Gallo.

Gallo está à frente do Instituto Abaré Fomento a Autogestão Popular e organizou a ida do CineB Solar à sede do Sindicato dos Bancários do ABC. O instituto forma grupos para a conquista da casa própria por meio de programas habitacionais dos governos estadual e federal.

Integrantes do instituto compareceram em peso. Gallo falou que essa é a primeira experiência com o projeto na cidade. E aprovou. Aproveitou para agradecer o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira e equipe.

assessor do deputado Marcolino, Thiago Gallo que está à frente do Instituto Abaré Fomento à Autogestão Popular

Foram mais de duas horas de filme e o público não arredou pé do auditório. 

“É uma história triste. E nesses últimos quatro anos deu para sentir na pele o que é censura. Imprensa amordaçada. Mas estamos aí, na resistência”, disse Édson Jubileu.

No final do filme a platéia bateu palmas. E algumas pessoas do auditório gritaram por “democracia”. 

“É um filme forte. É um filme onde falta democracia todo santo dia. Valeu muito a pena assistir. Gostei bastante”, disse o vendedor Walison da Cruz.

Depois do filme, Cidálio promoveu o sorteio de brindes.

Sessão infantil

As crianças que foram levadas ao Sindicato do Bancários do ABC tiveram uma surpresa. Uma sessão com curtas-metragens infantis.

Enquanto os adultos ficaram no auditório, as crianças foram levadas para o segundo andar da sede do sindicato e puderam aproveitar e curtir um cineminha e pipoca.

E no final, as crianças foram conhecer o carro solar e aprender sobre energia sustentável.

Agradecimentos especiais

Antes do filme começar, Belmiro agradeceu a presença do público e dos companheiros:

  • Fátima (coordenadora do Instituto Abaré)
  • Marcelo Órfão (coordenador da Comissão Projeto Meu Morar)
  • Adilson (Escola de Samba Palmares)
  • José Gomes (ISAB)
  • Gilvânia Santos (SindSaúde)
  • Adalberto Mosquito e Salinha (assessores do deputado estadual  Paulo Fiorilo – PT)
  • Jubileu Arte (Coletivos de Cultura)
  • Wesley (Instituto Universo Paralelo)
  • Flávia (Grupo de apoio do deputado estadual Rômulo Fernandes – PT)
  • Diretoria do Sindicato dos Bancários
  • Carolina Gallo
  • Nossa equipe (Sindicato dos Bancários do ABC): Magali, Erivan, Taybe, Vera, Martinha, Thiago Gallo, Loro, Davi Costa, Cláudia, Rosana e Édson
  • Eduardo (São Jorge)
  • Grazy (Sítio dos Vianas)

CineB Solar

É um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 87 mil espectadores em mais de 684 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. 

Percorremos cerca de 162 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB Solar 169 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *