CineB Solar faz sessão especial exibindo o filme “O Homem Cordial” e comemora 16 anos do projeto e 100 anos do Sindicato dos Bancários

O evento aconteceu no espaço Lélia Abramo com debate e participação do diretor do filme

FOTOS: Lucas Rosendo

Sessão exibida em: 20/09/2023

O CineB Solar e o Sindicato dos Bancários de São Paulo se uniram para oferecer uma sessão especial de cinema gratuita nas dependências do Espaço Lélia Abramo, Regional Paulista do Sindicato, localizada na Rua Carlos Sampaio,305, na Bela Vista, região central da capital paulista. A exibição ocorreu no dia 20 de setembro, marcando o centenário do sindicato e 16 anos do CineB. Estiveram presentes mais de 70 pessoas.

O casarão, com sua fachada de arquitetura imponente, proporcionou o cenário perfeito para a exibição do filme, enquanto os espectadores desfrutavam de pipoca gratuita, cortesia do evento.

A abertura contou com Lucimara Malaquias, secretária-geral do sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região e do coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira Santos. 

“Na sessão de hoje aproveitamos para comemorar os 100 anos dos Sindicato do Bancários de São Paulo e 16 anos do CineB Solar, que juntos têm levado o cinema nacional às comunidades e universidades e assim promovendo cultura para quem não tem acesso”, disse Cidálio. 

O filme exibido foi  “O Homem Cordial” que cativou o público e abordou questões sociais e culturais relevantes. Ao término da sessão, os espectadores tiveram a oportunidade de participar de um debate com o diretor do filme, Iberê Carvalho. A discussão envolveu diversos aspectos do processo cinematográfico, incluindo fotografia, direção e os temas sociais apresentados na obra.

O diretor de “O Homem Cordial”, Iberê Carvalho e Lucimara Malaquias, secretária-geral do sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região

O diretor do filme ressaltou a importância do CineB Solar por levar o Cinema Nacional a diversos públicos. E falou sobre o debate.

Confira abaixo o depoimento do diretor Iberê Carvalho:

O diretor Iberê Carvalho

As perguntas feitas pelo público demonstraram um interesse genuíno na arte cinematográfica e nas questões sociais abordadas pelo filme. O debate serviu como um elo entre o cinema e a reflexão sobre temas que afetam nossa sociedade, destacando a importância do CineB como intermediadora de conscientização e expressão cultural.

Tanto o Sindicato dos Bancários quanto o CineB estão comprometidos em promover a cultura e o diálogo na cidade de São Paulo. Essa colaboração de anos, bem-sucedida, demonstrou como a união de forças pode resultar em eventos enriquecedores que celebram a democratização do cinema e colaboração cultural no coração da cidade.

Várias entidades por onde o CineB Solar passou participaram da sessão, além de estudantes  das universidades Fiam e São Judas.

Estudantes da FIAM FAAM prestigiaram o evento

Abaixo os depoimentos do universitário Vinicíus André e da atriz e comunicadora Camila Pelegrini que elogiaram a iniciativa do projeto CineB Solar.

O universitário Vinícius André
A atriz e comunicadora Camila Pelegrini

O final do debate foi marcado com sorteio de brindes do projeto. 

CineB Solar

É um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 87 mil espectadores em mais de 684 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. 

Percorremos cerca de 162 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB Solar 169 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

One comment

  1. O filme nos faz refletir como. .ainda temos problemas muito sensível. E a urgência de orientamos.e cuidarmos. das nossas criança e adolescentes E incentivou. Leituras importante como.o livro raízes do Brasil .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *