No mês das crianças, o CineB Solar leva festival de curtas infantis para Embu das Artes

Rua foi transformada em um cinema ao ar livre e com muita pipoca

Sessão exibida no dia: 22 de outubro 2023

Em outubro, no mês das crianças, o CineB Solar promoveu um festival de curtas infantis na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ao todo, 77 pessoas compareceram na sessão, a maioria da plateia era formada pela criançada.

O CineB Solar transformou a rua em um cinema a céu aberto. E com muita pipoca. Tudo de graça!!!

Essa foi a sexta sessão que o CineB Solar realizou em Embu das Artes. Quem ajudou a organizar mais essa exibição foi o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Amauri Silva.

diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Amauri Silva

“É importante o CineB Solar vir até uma comunidade carente. Infelizmente nos dias de hoje, a cultura do cinema e do teatro é uma coisa que está longe do dia a dia deles. Isso pode mudar a vida das pessoas”, disse o diretor do sindicato.

Amauri agradeceu ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, à equipe do CineB Solar e ao deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) – que foi um dos idealizadores do projeto de cinema. 

A exibição dos curtas seguiu logo depois da festa do Dia das Crianças realizada pela Associação Amigos de Bairro Jardim Novo Campo Limpo.

A presidenta da Associação de Bairro Jardim Novo Campo Limpo, Renilda Bispo da Silva aprovou o evento e espera que o CineB Solar retorne outras vezes à comunidade.

“Receber o cinema aqui hoje é um incentivo para as crianças porque aqui no bairro não tem nada. As crianças só tem diversão quando acontece essas coisas”, disse Renilda.

A presidenta da Associação de Bairro Jardim Novo Campo Limpo, Renilda Bispo da Silva

Os curtas-metragens do festival: 

MEU NOME E MAALUM

Conta a história de Maalum, uma menina negra brasileira, que se depara com as zoeiras de seus colegas pelo seu nome de origem africana. Duração: 7m

SOBRE AMIZADE E BICICLETAS

Por causa de sua condição física, Thiago não consegue andar de bicicleta e é alvo de chacotas pelo grupo das outras crianças da vizinhança. Duração: 12m

GENTE GRANDE

Sobre a importância da responsabilidade ambiental em pequenas atitudes. 

UM RIO

Curta  apresenta a importância do rio e sua memória afetiva. 

O GIGANTE

Uma história de uma menina que mora no coração de um gigante. 

BRINQUEDO NOVO

Curta sobre consumo consciente.

DISQUE  QUILOMBOLA

Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. 

Chuvinha

Não foi só a criançada que curtiu a sessão de cinema. “Faz muito tempo que não vou ao cinema. Faz mais de 40 anos. A última vez foi para ver o filme do Trapalhões”, disse a doméstica Roseli Araújo.

A ajudante administrativa Mayani Alves foi junto com a mãe, Aureni Pereira e a filha Ana Clara, que não desgrudou os olhos da tela.

“Não tem cinema aqui próximo. É muito importante trazer o cinema aqui para o bairro”, disse Mayani.

“É muito bom ter um evento assim. Eu lembrei da minha infância”, disse Aureni.

Aureni, Ana Clara e Mayani

No meio do festival de curtas, uma chuva fina começou a cair na cidade, mas isso não fez com que o público fosse embora. As pessoas ficaram até o final.

A copeira Maria Rita Sena e o filho Vinícius aprovaram o projeto. “Foi um evento muito educativo. Os filmes falam sobre o bullying e a amizade”, disse Maria Rita.

O filho Vinícius contou que o filme que mais gostou foi Maalum.

“Foi ótimo para as crianças. Foi um aprendizado”, disse a dona de casa Irene Santos.

Vinícius, Maria Rita e Irene

No final da sessão, o coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira promoveu um debate com as crianças e depois um animado sorteio de brindes.

O projeto

É um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 87 mil espectadores em mais de 684 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. 

Percorremos cerca de 162 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB Solar 169 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *