Depois da sessão foi promovido um debate e sorteio de brindes
Sessão exibida no dia: 24 de outubro 2023
fotos: Centro de Eventos da Faculdade Cásper Líbero
O CineB Universidade esteve presente pela primeira vez, na Faculdade Cásper Líbero, localizada na Bela Vista, Centro de São Paulo. A sessão aconteceu no Auditório Aloysio Biondi com a exibição do documentário: “Jair Rodrigues – Deixa que Digam” do diretor Rubens Rewald.
Estiveram presentes à sessão 61 alunos do curso de Rádio, TV e Internet; além de 3 professores: Renato Tavares (coordenador do curso de Rádio, TV e Internet e professor dos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo); Bruno Tavares e Vanessa Bortulucce.
“É muito importante esse tipo de parceria porque a gente estimula os nossos estudantes a pensar não só no audiovisual, mas também no viés social. Estimulando para que eles façam atividades de extensão universitária e atividades complementares à formação”, disse o professor Renato Tavares. Ele agradeceu a equipe do CineB Universidade.
O evento contou com a participação de Márcio de Paula (coordenador da Discoteca da Fundação Cásper Líbero e programador musical da Rádio Gazeta Online), que explicou sobre o acervo que da faculdade, que possui toda a história fonográfica do Jair Rodrigues ( LPs , compactos e todos os CDs dele).
“É um privilégio ter a história do Jair Rodrigues contada no acervo fonográfico da discoteca da Rádio Gazeta“, disse Márcio de Paula
O documentário “Jair Rodrigues: Deixa Que Digam” se dedica a explorar a trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues. Jair foi um músico e cantor brasileiro, considerado por muitos, um precursor do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”, com versos mais falados do que cantados.
Suas performances também foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos. O filme aborda a construção de seu estilo único. Desde os
primeiros passos no samba, até a consagração por “Disparada”. O filme também explora a relação do artista com a política nacional. Jair Rodrigues faleceu em 2014.
O CineB Universidade já percorreu 6 Universidades exibindo “Jair
Rodrigues: Deixa Que Digam” para 400 pessoas: alunos e professores. O coordenador do projeto CineB Unversidade – Cidálio Vieira Santos, entrou em contato com a coordenação dos cursos e apresentou uma proposta de exibição do projeto.
A Faculdade Cásper Líbero é uma instituição de ensino superior na área de
Comunicação Social sediada na cidade brasileira de São Paulo, na Avenida Paulista, 900.
A ideia de sua fundação partiu do empresário e jornalista Cásper Líbero. Seguindo o desejo manifestado por ele em seu testamento, a fundação criou a primeira escola de jornalismo do país, a atual Faculdade Cásper Líbero, que posteriormente ampliou suas opções de curso na área da Comunicação.
Hoje, o patrimônio de Cásper Líbero conta com um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pelas rádios Gazeta Online e Gazeta FM, pelo site Gazeta Esportiva e pela Faculdade Cásper Líbero.
Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Comunicação Social, oferecendo cursos de nível superior que contribuam para a compreensão da variedade de demandas sociais, estimulando a
capacidade crítica frente à complexidade do mundo contemporâneo e fomentando a produção do conhecimento e do saber por meio de quatro habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.
Debate e sorteio de brindes
Após a sessão, os alunos participaram de um debate conduzido pelo coordenador do CineB Universidade, Cidálio Vieira Santos. No auditório, muitos alunos não conheciam Jair Rodrigues e sua trajetória dentro da MPB.
“Eu achei o projeto do CineB Universidade muito interessante e muito legal de trazer esse debate tanto de filmes que já passaram como filmes novos como do documentário”, disse o estudante Filippo Raffaelli. O aluno falou que gostou de aprender mais sobre a MPB e a história do Brasil. “Eu já gostava muito do Jair Rodrigues, mas não conhecia metade das histórias que foram apresentadas”, completou.
“Eu não conhecia, eu não tinha assistido ao filme. Eu gostei bastante porque já ouvia as músicas dele”, disse a universitária Mariana Passos Ribeiro. “Me ajuda a entender, não só a história da música, mas do cinema brasileiro”, completou a aluna.
O evento foi encerrado com um sorteio de camisetas e brindes do projeto.
A exibição contou com o apoio do setor de Centro de Eventos da Faculdade Cásper Líbero.
CineB nas universidades
Além das exibições públicas em bairros, ruas, praças e entidades comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas dentro de universidades. A ideia é utilizar a estrutura que as escolas já possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição.
Desde 2010, foram sessões em universidades de São Paulo, com a presença de 10.528 alunos e professores, sempre com debates seguidos da exibição em instituições de ensino parceiras do CineB.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar