CineB Universidade exibe o filme “Jair Rodrigues- Deixa que Digam”  na Faculdade Cásper Líbero 

Depois da sessão foi promovido um debate e sorteio de brindes

Sessão exibida no dia: 24 de outubro 2023

fotos: Centro de Eventos da Faculdade Cásper Líbero

O CineB Universidade esteve presente pela primeira vez, na Faculdade Cásper Líbero, localizada na Bela Vista, Centro de São Paulo. A sessão aconteceu no Auditório Aloysio Biondi com a exibição do documentário: “Jair Rodrigues – Deixa que Digam” do diretor Rubens Rewald.

Estiveram presentes à sessão 61 alunos do curso de Rádio, TV e Internet; além de 3 professores: Renato Tavares (coordenador do curso de Rádio, TV e Internet e professor dos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo); Bruno Tavares e Vanessa Bortulucce.

“É muito importante esse tipo de parceria porque a gente estimula os nossos estudantes a pensar não só no audiovisual, mas também no viés social. Estimulando para que eles façam atividades de extensão universitária e atividades complementares à formação”, disse o professor Renato Tavares. Ele agradeceu a equipe do CineB Universidade.

Professor Renato Tavares (coordenador do curso de Rádio, TV e Internet e professor dos cursos de Rádio, TV e Internet e Jornalismo)

O evento contou com a participação de Márcio de Paula (coordenador da Discoteca da Fundação Cásper Líbero e programador musical da Rádio Gazeta Online), que explicou sobre o acervo que da faculdade, que possui toda a história fonográfica do Jair Rodrigues ( LPs , compactos e todos os CDs dele).

“É um privilégio ter a história do Jair Rodrigues contada no acervo fonográfico da discoteca da Rádio Gazeta“, disse Márcio de Paula

Debate: Cidálio Vieira, Renato Tavares e Márcio de Paula

O documentário “Jair Rodrigues: Deixa Que Digam” se dedica a explorar a trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues. Jair foi um músico e cantor brasileiro, considerado por muitos, um precursor do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”, com versos mais falados do que cantados.

Suas performances também foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos. O filme aborda a construção de seu estilo único. Desde os

primeiros passos no samba, até a consagração por “Disparada”. O filme também explora a relação do artista com a política nacional. Jair Rodrigues faleceu em 2014.

O CineB Universidade já percorreu 6 Universidades exibindo “Jair

Rodrigues: Deixa Que Digam” para 400 pessoas: alunos e professores. O coordenador do projeto CineB Unversidade – Cidálio Vieira Santos, entrou em contato com a coordenação dos cursos e apresentou uma proposta de exibição do projeto.

A Faculdade Cásper Líbero é uma instituição de ensino superior na área de

Comunicação Social sediada na cidade brasileira de São Paulo, na Avenida Paulista, 900. 

A ideia de sua fundação partiu do empresário e jornalista Cásper Líbero. Seguindo o desejo manifestado por ele em seu testamento, a fundação criou a primeira escola de jornalismo do país, a atual Faculdade Cásper Líbero, que posteriormente ampliou suas opções de curso na área da Comunicação.

Hoje, o patrimônio de Cásper Líbero conta com um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pelas rádios Gazeta Online e Gazeta FM, pelo site Gazeta Esportiva e pela Faculdade Cásper Líbero.

Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Comunicação Social, oferecendo cursos de nível superior que contribuam para a compreensão da variedade de demandas sociais, estimulando a

capacidade crítica frente à complexidade do mundo contemporâneo e fomentando a produção do  conhecimento e do saber por meio de quatro habilitações: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.

Debate e sorteio de brindes

Após a sessão, os alunos participaram de um debate conduzido pelo coordenador do CineB Universidade, Cidálio Vieira Santos. No auditório, muitos alunos não conheciam Jair Rodrigues e sua trajetória dentro da MPB.

“Eu achei o projeto do CineB Universidade muito interessante e muito legal de trazer esse debate tanto de filmes que já passaram como filmes novos como do documentário”, disse o estudante Filippo Raffaelli. O aluno falou que gostou de aprender mais sobre a MPB e a história do Brasil. “Eu já gostava muito do Jair Rodrigues, mas não conhecia metade das histórias que foram apresentadas”, completou.

O estudante Filippo Raffaelli

“Eu não conhecia, eu não tinha assistido ao filme. Eu gostei bastante porque já ouvia as músicas dele”, disse a universitária Mariana Passos Ribeiro. “Me ajuda a entender, não só a história da música, mas do cinema brasileiro”, completou a aluna.

A estudante Mariana Passos Ribeiro

 O evento foi encerrado com um sorteio de camisetas e brindes do projeto.

A exibição contou com o apoio do setor de Centro de Eventos da Faculdade Cásper Líbero.

CineB nas universidades

Além das exibições públicas em bairros, ruas, praças e entidades comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas dentro de universidades. A ideia é utilizar a estrutura que as escolas já possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição.
Desde 2010, foram sessões em universidades de São Paulo, com a presença de 10.528 alunos e professores, sempre com debates seguidos da exibição em instituições de ensino parceiras do CineB.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *