CineB Universidade exibe filme “Jair Rodrigues – Deixa que Digam” na FAM

Alunos e professores da universidade prestigiaram o evento 

Sessão exibida em: 30 de outubro de 2023

A universidade começou em 1999, quando surgiu como Faculdade das Américas, nome que deu origem à sigla FAM e se tornou centro universitário com autonomia acadêmica e vasta expansão no Brasil, abriu as portas para o CineB Solar que levou a sessão de cinema gratuita com o filme “Jair Rodrigues – Deixa que Digam”.

O centro universitário está localizado na rua da Consolação, local onde foi fundado o Teatro Demerval Gonçalves antigamente chamado de Teatro Record, na época, foi palco dos tradicionais musicais, mais notoriamente os festivais da MPB dos anos 1960 que inclusive recebeu espetáculos do Jair Rodrigues homenageado em documentário onde traz o filho de Jair Rodrigues, Jairzinho, interpretando o pai em diversas passagens importantes para o filme.

Os alunos presentes que estudam na instituição cursam Jornalismo, Comunicação e Produção Audiovisual. O professor de Comunicação João Liberato e a professora de cinema Camila Cattai realizaram os convites para as turmas e  divulgação do evento.

Veja abaixo o depoimento do professor João Liberato:

Veja abaixo o depoimento da professora Camila Cattai:

O documentário “Jair Rodrigues: Deixa que Digam” se dedica a explorar a trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues. Jair foi um músico e cantor brasileiro, considerado por muitos, um precursor do gênero que viria a ser conhecido como rap, por ter lançado, ainda nos anos 1960, o samba “Deixa isso pra lá”, com versos mais falados do que cantados.

Veja abaixo o depoimento do aluno do curso de Jornalismo, Max Latacz:

Suas performances também foram popularizadas graças à sua coreografia com as mãos. O filme aborda a construção de seu estilo único. Desde os primeiros passos no samba, até a consagração por “Disparada”. O filme também explora a relação do artista com a política nacional. Jair Rodrigues faleceu em 2014.

CineB nas universidades

Além das exibições públicas em bairros, ruas, praças e entidades comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas dentro de universidades. A ideia é utilizar a estrutura que as escolas já possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição.
Desde 2010, foram sessões em universidades de São Paulo, com a presença de 10.528 alunos e professores, sempre com debates seguidos da exibição em instituições de ensino parceiras do CineB.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *