Depois da sessão de cinema houve um debate com os alunos
Sessão exibida no dia: 23 de novembro de 2023
Com um público de 120 pessoas, a Escola Estadual Professor Leopoldo Santana, no Capão Redondo, na zona Sul de São Paulo, recebeu o CineB Solar. Essa é a quinta vez que o colégio abre suas portas para o projeto.
“O cinema é uma grande forma de demonstração da cultura, do pensamento político e crítico da sociedade. Esta possibilidade de trazer para o ambiente escolar e principalmente para dentro de regiões periféricas é estender o acesso a uma comunidade que muitas vezes não tem e possibilitar o conhecimento de grandes obras do cinema brasileiro”, disse o diretor da escola Leopoldo Santana, Helder Miranda.
O diretor da escola junto com os integrantes do Grêmio Estudantil do colégio Leopoldo Santana se reuniram recentemente com o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT-SP).
A reunião na Assembleia Legislativa foi organizada pelo coordenador do projeto CineB Solar, Cidálio Vieira e contou com a participação da ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e atual vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ivone Silva.
O grupo foi recebido no gabinete do Luiz Claudio Marcolino – que foi um dos idealizadores do projeto CineB Solar. Helder e os alunos foram pedir apoio para o deputado para reformas nas áreas de esportes da escola.
O diretor solicitou uma emenda parlamentar para promover a reforma e melhorias na nossa área de esporte. Como troca do telhado, substituição do piso, instalação de equipamentos, acessibilidade, material esportivo e a questão dos vestiários e bebedouros.
Nós tivemos um aceno positivo e está para sair uma emenda parlamentar que contempla a nossa escola a recebimento disso”, disse Helder, sobre o resultado da reunião com o deputado.
Veja abaixo as fotos da reunião com o deputado Luiz Claudio Marcolino e os representantes da escola e alunos.
Ariano Suassuna
O filme exibido foi “O Auto da Boa Mentira”. Baseado na obra do aclamado escritor Ariano Suassuna é um filme sobre a mentira. Em quatro contos do autor, conhecemos um subgerente de RH (Leandro Hassum) que é confundido com um comediante, um jovem que não acredita em nada, mas fica intrigado quando ouve um mistério circense envolvendo sua mãe, um gringo que inventa que foi assaltado para se livrar de ir a uma festa e o preconceito com quem nunca foi à Disney.
Essa é a quinta vez que a escola recebe o CineB Solar. Os alunos também participaram de sessões especiais do projeto, como o que aconteceu no Espaço Lélia Abramo, na sede da Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na região da Paulista. ( https://projetocineb.com.br/?p=15670 ).
A abertura da sessão contou com a participação do diretor da escola Helder Miranda, da coordenadora de organização escolar Elisângela Nunes de Araújo e da aluna Millena Borges — que representou o Grêmio Estudantil.
“Os alunos gostam muito, porque nem todos têm a oportunidade de ir até o cinema. Então, vem com qualidade de cinema mesmo e traz sempre filmes muitos bons. Escolhe filmes nacionais porque nós temos que divulgar a nossa cultura. E que venha mais vezes!”, disse a coordenadora de organização escolar Elisângela Nunes de Araújo sobre o CineB Solar.
“Acesso à cultura. Eu acho muito bacana o projeto por ser sempre filmes nacionais. Muitas vezes os jovens não se sentem atraídos pelo cinema nacional. E nós estamos dentro de uma escola de periferia que muitos não têm acesso ao cinema. O cinema é caro ”, falou a coordenadora pedagógica Tatiane Santos sobre o projeto.
Grêmio Estudantil Motirõ
“Cara, eu adora a ideia de trazer mais cultura para dentro da escola pública. Adora a ideia de trazer cinema brasileiro e a forma como a gente interage. Assistindo aos filmes e as rodas de conversa”, pontuou a coordenadora de eventos do Grêmio Estudantil, Geovanna Pichinini.
Outros integrantes do Motirõ falaram sobre o CineB Solar.
“Acho bem interessante, um entretenimento para os alunos porque esses dias vão ser só prova, trabalho e atividades em geral”, disse o coordenador de relações sociais, Enzo Brasil.
“Além de trazer um conforto para os estudantes para sair da rotina agregando a cultura e o conhecimento”, falou a coordenadora cultural Rute Fonseca.
E os alunos do Motirõ ajudaram a equipe do CineB Solar a montar a sessão. Transformar uma parte da escola numa verdadeira sala de cinema.
E cinema com muita pipoca. E o melhor, tudo de graça! E muito trabalho para o “seu Antônio”, o pipoqueiro do CineB Solar.
Depois da sessão, Cidálio promoveu um debate com os alunos. No final de tudo, ainda houve um sorteio de brindes aos alunos e mais pipoca.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 155 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar ?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal